Fernando Barreiros
Fernando Barreiros

Fernando Barreiros vice-campeão mundial

O piloto português foi segundo classificado na categoria ´stock' na Dubai International Baja

Fernando Barreiros (Nissan Patrol), navegado por José Sá Pires, - que se estreou a navegar no deserto na etapa anterior - garantiu hoje o segundo lugar da Taça do Mundo FIA de Bajas de todo-o-terreno, ao ser segundo classificado na categoria Stock na Dubai International Baja.

«Infelizmente o resultado não foi favorável para a conquista do título. Sabíamos que as probabilidades de sermos campeões eram reduzidas, porque isso só aconteceria se o nosso direto adversário desistisse, o que não aconteceu. Ele jogava em casa, mas nós lutámos até ao fim, numa corrida em que de facto não estávamos muito à vontade», explicou Fernando Barreiros.

O último setor seletivo, em Al-Faqa’a, com 195,24 quilómetros cronometrados, foi disputado nas dunas no deserto de Al-Qudra.

«Estamos de parabéns por todo o esforço e por termos lutado até ao fim. É esta a nossa forma de estar nas competições e agora vamos pensar o que iremos fazer no próximo ano», disse o piloto português, que foi 4.º entre os pilotos master.

«Navegar nas dunas e em pleno deserto é impressionante. Temos de valorizar tudo o que de positivo conseguimos. Queríamos o título, não conseguimos, mas somos vice-campeões. É fantástico. Dou os parabéns ao nosso adversário, mas sinto que também nós estamos de parabéns», acrescentou José Sá Pires.

Em 2024, Fernando Barreiros tinha-se sagrado campeão europeu de bajas, vencido a Taça Ibérica (pelo terceiro ano consecutivo) e triunfado no Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, conquistas todas elas alcançadas na Categoria Stock.