Farioli satisfeito com novo triunfo no Dragão - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Farioli satisfeito com novo triunfo no Dragão - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Felicidade, melhor jogo de Samu e mensagem para Vasco Sousa: tudo o que disse Farioli

Treinador dos dragões analisa vitória caseira (3-1) frente ao Estrela da Amadora

Francesco Farioli reagiu, na sala de imprensa do Estádio do Dragão, ao triunfo (3-1) do FC Porto diante do Estrela da Amadora, esta segunda-feira, em duelo da 14.ª jornada da Liga.

Galeria de imagens 26 Fotos

Análise ao jogo

«Estamos muito felizes. Gostei muito do jogo. Normalmente sou crítico, mas gostei muito da forma como abordámos o jogo, do controlo. Foi bem jogado, com boas exibições individuais. Infelizmente, sofremos um golo que podia ter sido evitado, o único remate à baliza que sofremos. A reação foi muito boa. O remate do Francisco Moura transmite muita vontade e o festejo também. A equipa está a tentar dar o melhor dentro dos seus limites. Estamos felizes, mas já a pensar no jogo com o Famalicão, na quinta-feira.»

Samu com veia goleadora e mais participativo. Foi golo ou autogolo?

«Não sei, não vi as imagens, ele quer que o golo seja dele. O Samu fez, com bola, o melhor jogo da época, com boas ligações com o meio-campo e com os centrais. É algo que queremos, mas no início da época não era tão natural para ele. Está a crescer bastante. Depois do treino fica sempre a trabalhar com bolas extra para melhorar as receções. Isso diz muito sobre o seu trabalho e sobre a vontade de melhorar todos os dias. É um ótimo exemplo daquilo que queremos fazer e de como queremos elevar os nossos níveis.»

Modo gestão depois de estar em vantagem?

«Vou rever o jogo amanhã, mas penso que é só uma sensação. Depois do golo, na primeira parte, podíamos estar a ganhar por dois ou três. Criámos oportunidades. Esperávamos que a outra equipa fosse mais agressiva, mas continuaram a perder tempo na primeira parte. Entre o guarda-redes e os jogadores, foi difícil manter o ritmo. Do nosso lado, antes do golo que sofremos, perdemos um pouco o controlo, mas no resto do jogo estivemos muito bem. Não foi fácil, mentalmente, recuperar tão rápido do golo sofrido.»

O que falta melhorar ao fim de 13 vitórias em 14 jornadas

«Há muitas coisas a melhorar: a consistência, por exemplo. Se olharmos para o jogo com o Tondela, não gostei da primeira parte. Com o Malmo, fizemos dez minutos mais ou menos, depois 80 bons e, no fim, cinco minutos que nos podiam custar caro. Há muitas coisas a melhorar. Há uns dias tivemos uma discussão sobre isto, porque no final é difícil mostrar o trabalho feito nos bastidores e, às vezes, as melhorias são de apenas 0,005%. Procuramos a perfeição, sabendo que ela não existe. Estamos ainda muito longe disso.»

Gabri Veiga com queixas no final do jogo

«Penso que foi apenas um sentimento momentâneo, um contacto forte que causou desconforto. Estava bem. Espero que acorde amanhã com o tornozelo no sítio certo. É importante recuperar o Gabri e espero que não seja nada de grave.»

Melhor aproveitamento pontual à 15.ª jornada

«Penso que é um pouco de tudo. O registo defensivo e o facto de sofrermos um golo poder dar uma manchete dizem muito. A solidez defensiva vem da forma como atacamos, da organização, da ordem e do controlo com maturidade. É um ótimo começo do campeonato, mas no futebol isso não chega. O mais importante é como acabamos, e eu sei bem disso, infelizmente. Temos de continuar na direção certa, com a mesma paixão. Estou a ficar um pouco cíclico: acaba um jogo e já estou a pensar no próximo. Vou apenas cumprimentar a minha família, o jogo acabou e seguimos para o próximo.»

Alan Varela em dificuldades

«Penso que estamos a gerir bem todos os jogadores. Foi mais uma lesão por contacto: um pisão na perna. Saiu com a meia cheia de sangue e foi por isso que teve de sair. Vamos avaliar amanhã.»

Alan Varela a lateralizar à direita

«Sobre o Alan, há soluções que temos de encontrar, micro-movimentos dentro do jogo. As equipas abordam os jogos contra nós de forma muito conservadora. Ainda estamos a melhorar aos poucos e há muito a fazer. A pressão tem sido positiva. Na primeira parte cortámos quase todas as ações do Estrela. O Rodrigo Mora fez mais um grande jogo, o Victor também. Foi um bom jogo. Esta intensidade na pressão é chave para o nosso jogo. Agora é tempo de recuperar energias, porque daqui a três dias jogamos com o Famalicão. Espero um jogo diferente, contra um adversário mais agressivo, e é importante mudar o chip. O Famalicão vai tentar passar a eliminatória.»

Profundidade de Alberto Costa

«Há muitas formas de atacar e de criar combinações. O futebol está sempre a dar-nos cenários diferentes para abordar os jogos. Os laterais têm sido cada vez mais relevantes, sobretudo quando recebem a bola sob pressão dos adversários. Estão a crescer e ainda há espaço para melhorar em todos os aspetos. Há muito a fazer, apesar de estarmos positivos coletiva e individualmente.»

Lesão grave de Vasco Sousa

«As melhoras para o Vasco, do nosso lado. Mandamos-lhe um grande abraço e esperamos que recupere rapidamente. É uma excelente pessoa e um excelente jogador.»

Bednarek falha Alverca

«Se o amarelo foi correto? Penso que, quando a bola ainda estava no ar, o árbitro já estava com o cartão amarelo no bolso. Não acho que fosse para amarelo, mas posso estar errado, como estou muitas vezes. No próximo jogo não estará disponível. Vamos encontrar uma solução: temos o Dominik Prpic, o Pablo Rosario, o Eustáquio… Vamos encontrar uma solução para a ausência do Jan.»