Bruno Romão analisou, n' A BOLA TV, problemas no ataque do FC Porto em Braga

FC Porto: Samu reencontra a maior presa na Liga

Na primeira volta apontou um 'hat trick' perfeito nas Aves com o pé direito, esquerdo e de cabeça. Sistema tático não o favorece, mas quer voltar a faturar

Depois da frustração de mais uma derrota no campeonato, desta feita em Braga e que permitiu aos dragões serem alcançados pelos minhotos no terceiro lugar do campeonato, o FC Porto canaliza já as suas energias para a receção, sábado, às 18 horas, ao Aves SAD. É um adversário ao qual os azuis e brancos aplicaram esta temporada a maior goleada (5-0), num jogo em que Samu esteve em plano de evidência, ao assinar um hat trick perfeito, já que marcou golos de pé direito, esquerdo e de cabeça, num dos jogados mais conseguidos do ponta de lança espanhol.

Já se constatou pelas estatísticas que Samu tem perdido algum fulgor em face do sistema tático implementado por Martín Anselmi desde a sua chegada e que, inclusive, motivaram críticas do goleador na flash interview que se seguiu à derrota em Roma, por 3-1, e que ditou a eliminação dos dragões da Liga Europa. «Já não marcava há algum tempo. Se não tenho oportunidade de rematar, também é difícil. Há muita gente que me critica. Faço o meu trabalho, digam o que disserem. Às vezes sai pior, outras melhor. Se não tenho oportunidade de rematar, como posso fazer golo? É um trabalho de toda a equipa, temos de fazer a autocrítica», disse, na altura, o número 9, que pouco depois se penitenciou pelas palavras e inclusive pediu desculpa aos companheiros no balneário do Olival.

Nove golos em casa, onze fora

Depois de uma travessia no deserto sem golos, que durou oito jogos consecutivas, entre Liga e Liga Europa, Samu quebrou o jejum no majestoso Estádio Olímpico de Roma com um pontapé de bicicleta fenomenal, mas esse tento foi curto para as aspirações portistas, já que os italianos deram a volta com um Dybala em noite bastante inspirada. Em Arouca, Samu também picou o ponto de penálti, o seu primeiro da carreira profissional, tendo antes ficado em branco no empate caseiro para o campeonato frente ao V. Guimarães. Em Braga a situação repetiu-se, num jogo em que voltou a estar muito distante da baliza arsenalista, ainda que tenha estado envolvido no lance polémico, que os dragões reclamaram uma grande penalidade sobre o espanhol, atingido na cabeça pelo guarda-redes Lukas Hornicek.

Samu já apontou 20 golos na presente temporada, tendo a particularidade de marcar mais fora do Estádio do Dragão, onde já festejou por nove vezes em 2024/2025. Já com o FC Porto na condição de visitante no campeonato e Liga Europa, o goleador dos azuis e brancos fez a bola anichar na baliza dos adversários em 11 ocasiões. Sábado, em casa, reencontra a sua maior presa esta época, contra quem quer marcar o ponto de novo.

Deniz Gul não marca desde 29 de setembro de 2024

Samu tem sido quase sempre titular desde que assinou pelo FC Porto, mas Deniz Gul, também contratado no mercado de verão pelos dragões, continua a não conseguir encontrar o espaço que desejaria para jogar na equipa azul e branca. O ponta de lança, que tem nacionalidade sueca e também turca, vive na sombra do número 9 e raramente tem sido opção para Martín Anselmi, tendo somado 14 minutos frente ao SC Braga, isto depois de três jogos consecutivos sem qualquer utilização.

O ponta de lança, de 20 anos, que custou aos cofres da SAD azul e branca 4,5 milhões de euros, num negócio que poderá proporcionar mais 500 mil euros em variáveis, foi titular na vitória, por 1-0, diante do Farense, no Estádio do Algarve, mas as suas exibições têm ficado bastante aquém das expetativas, daí que Danny Namaso parece estar à frente na hierarquia de avançados dos azuis e brancos. O dianteiro soma dois golos (Arouca e Bodo/Glimt) e duas assistências e está preso aos dragões por uma cláusula de 50 milhões de euros.