FC Porto: receção ao Estoril pode valer registo marcante na carreira de Farioli
Consumado mais um triunfo pelo FC Porto sobre o Nice, por 3-0, resultado que escancarou as portas dos oitavos de final da Liga Europa, Francesco Farioli não perdeu tempo a pedir aos seus jogadores para mudarem o 'chip' para o campeonato, o principal objetivo traçado pela equipa técnica e o presidente André Villas-Boas aquando da sua contratação para substituir Martín Anselmi.
E a verdade é que a receção ao Estoril, agendada para amanhã à noite, terá um atrativo extra para o técnico italiano, de 36 anos. Caso alcance mais uma vitória, será a centésima da sua carreira como treinador principal, o que atesta bem da sua competência pelos emblemas que representou antes de entrar no reino azul e branco.
Foi no já longínquo dia 6 de abril de 2021 que Francisco Farioli conquistou o seu primeiro triunfo a solo — ele que, como se sabe, começou por ser treinador de guarda-redes —, então como timoneiro dos turcos do Karagumruk, tendo batido na altura o Hatayspor.
Nessa primeira aventura conseguiu 11 vitórias em 27 jogos, tendo depois seguido carreira no Alanyaspor, onde amealhou 21 triunfos em 48 encontros oficiais.
A etapa seguinte foi no Nice, onde também causou impacto imediato, ao obter um notável quinto lugar, ombreando com os principais clubes do campeonato francês. O bom trabalho realizado em França fez despertar o interesse do Ajax, onde chegou como autêntico desconhecido, mas catapultou o emblema dos Países Baixos para outro patamar, falhando, ainda assim, a conquista do título neerlandês nas últimas jornadas, depois de ter tido durante grande parte da temporada uma vantagem confortável sobre o rival PSV Eindhoven.
Mudou o paradigma do dragão
Depois de uma época falhada a todos os níveis do ponto de vista desportivo, André Villas-Boas teve de ser seletivo na escolha do sucessor de Martín Anselmi, treinador que falhou redondamente na sua aventura em Portugal. A aposta recaiu em Francesco Farioli, que mudou o paradigma do dragão e trouxe outra mentalidade ao plantel portista, reforçado a preceito pela Administrativa da SAD, num investimento que ultrapassou os 100 milhões de euros. E a verdade é que o casamento entre Farioli e os dragões está de pedra e cal, com o italiano a provar todo o seu potencial, alcançando 15 vitórias num total de 18 partidas — perdeu apenas com o Nottingham Forest e empatou frente ao Utrecht e Benfica.
Prestes a alcançar o feito notável das 100 vitórias na carreira, que espera selar na receção ao Estoril, Francesco Farioli sabe de antemão que o sucesso desportivo só tem valor com a conquista de títulos e está escaldado com o que lhe aconteceu na época passada em Amesterdão.
Neste momento, o técnico portista tem uma percentagem impressionante de 83,3 por cento de triunfos no emblema da cidade invicta. Na sua trajetória profissional, Francesco Farioli contabiliza um total de 185 partidas como timoneiro, divididas por Karagumruk, Alanyaspor, Nice, Ajax e FC Porto, tendo neste percurso alcançado 99 vitórias, 40 empates e 46 derrotas. Chegou ao Dragão e gerou enorme expectativa, sabe que a fasquia do título português esta demasiada alto, mas no primeiro terço do campeonato tem dado provas inequívocas de profissionalismo. E este fim de semana pode e quer atingir a centena de vitórias com o Estoril.