Kauê festeja o segundo golo dos dragões
Kauê festeja o segundo golo dos dragões

FC Porto B volta às vitórias e agrava momento do Leixões

Bebés do mar sofreram a terceira derrota consecutiva para o campeonato. Dragões levaram a melhor, num jogo com muita polémica

Depois do desaire frente ao Lusitânia de Lourosa, na última jornada, o FC Porto B venceu o Leixões, no Estádio do Mar, por 4-2, com golos de Brayan Caicedo, Kauê, João Teixeira e Tiago Andrade. Para a equipa de Carlos Fangueiro, que cumpriu apenas o segundo jogo no comando técnico dos bebés do mar, faturaram Werton e Kanuric.

Num terreno muito difícil, consequência de uma tarde muito chuvosa em Matosinhos, o Leixões entrou melhor. Ao minuto 2', Salvador Agra teve nos pés o primeiro grande lance de perigo. Após cruzamento rasteiro pela esquerda de Werton, o número 11 dos bebés do mar desperdiçou essa oportunidade flagrante para pôr a equipa na frente. De resto e até ao golo inaugural, o Leixões dominou o jogo.

José Bica abriu o marcador aos 27 minutos, depois de um trabalho sublime com e sem bola. O ponta de lança foi lançado no contra-ataque, após um grande passe de Cláudio Araújo. Sem bola, foi muito veloz a atacar o espaço. Depois, já com bola, dentro de área, tirou um defesa do caminho, ajeitou para o pé direito e atirou para dentro da baliza de João Costa.

Mas o FC Porto B reagiu (muito) bem. Logo a seguir, ao minuto 30, Brayan Caicedo fez um dos golos da jornada. O avançado recebeu um cruzamento de André Miranda, pela direita, e, de primeira, sem deixar a bola cair no chão, rematou com muita potência para o 1-1.

Perto do minuto 45, surgiu o lance mais polémico do jogo, na área do Leixões, em que João Pinheiro, com o auxílio do VAR, assinalou penálti para os dragões, considerando que Naldo fez falta sobre João Teixeira. Mal os leixonenses sabiam o que vinha a seguir.

Na conversão, Vonic vacilou e foi Stefanovic a vestir a capa de herói… mas, calma, aquele era só o primeiro take. A equipa de arbitragem mandou repetir a grande penalidade, por ter dúvidas na posição do guarda-redes do Leixões - embora tivesse parecido que Stefanovic tinha o pé esquerdo na linha, como mandam as regras. Foi já quase 10 minutos depois do início do lance que, após repetição do penálti e alteração do batedor, Kauê pôs, pela primeira vez, o FC Porto B na frente.

A partida foi para intervalo com muita confusão e protestos no Estádio do Mar, com a polícia a ter de intervir.

Na segunda parte, o Leixões entrou com muita vontade de reverter a situação, e criou várias oportunidades junto à baliza de João Costa, até chegar ao golo ao minuto 54. Kanuric, de fora de área, na ressaca de um canto, encheu o pé e mandou um tiro de primeira, num pontapé rasteirinho a entrar junto ao poste esquerdo da baliza.

A equipa da casa continuou por cima, mas foi o FC Porto B quem chegou ao 3-2, aos 62', por João Teixeira e... mais um golaço, diga-se. O craque da cantera dos dragões, do meio da rua, rematou colocado para o canto inferior esquerdo da baliza de Stefanovic.

Enquanto os bebés do mar se abateram e desmoralizaram, os dragões cresceram e chegaram ao 4-2, logo a seguir, por intermédio de Tiago Andrade.

É de destacar que o terceiro golo do FC Porto apareceu logo a seguir a um momento em que Carlos Fangueiro tinha operado quatro substituições de uma assentada, para atacar, em definitivo, a vantagem. Mas a tática saiu completamente furada.

Após o quarto golo dos forasteiros, o Leixões tentou reagir mas não conseguiu impor-se perante um FC Porto B muito mais confortável no jogo.

Com este resultado, os dragões saltam para o 13.º lugar (14 pontos), ultrapassando a equipa de Matosinhos que mantem os 13 pontos e está agora em 16.º lugar. O Leixões vai na terceira derrota consecutiva na II Liga e tem a pior defesa do campeonato (29 golos sofridos).