Farense-Estoril: um ponto separa os algarvios da tranquilidade absoluta
Com os objetivos [manutenção] praticamente assegurados, o Farense recebe hoje (15:30h) o Estoril no Estádio São Luís, em Faro, na 32.ª jornada da Liga. Os algarvios ocupam a 11.ª posição na classificação, com 34 pontos, e os estorilistas são 13.º com menos um ponto. O encontro terá como árbitro Luís Godinho (AF Évora), assistido por Rui Teixeira e Gonçalo Vaz Freire. No VAR/AVAR vão estar Bruno Esteves e Pedro Mota, ambos da AF Lisboa.
Farense e Estoril já se defrontaram em 38 ocasiões e o equilíbrio tem pautado: os algarvios somaram 16 vitórias, contra 14 dos estorilistas. Na 1.ª liga encontraram-se por 11 vezes e neste patamar os canarinhos têm ligeira vantagem, alcançando cinco vitórias e os algarvios três. No reduto do Farense, os ‘leões de Faro’ triunfaram em 12 dos 19 jogos entre os dois clubes com o Estoril a vencer cinco e, na principal competição, os canarinhos venceram apenas uma vez, em 1993/1994, por 1-2, na última ocasião em que se defrontaram para a 1.ª liga, no dia 2 de junho de 1994: João Oliveira Pinto (2) e Christian (73) marcaram para o Estoril e Hajry (87) para o Farense. E, têm sido felizes as últimas deslocações dos estorilistas ao recinto do Farense, já que venceram três dos últimos cinco jogos, incluindo a última vez em que se encontraram no São Luís, em 2019/2020, então na 2.ª liga, por 2-0, com golos de Rafael Barbosa (45), atualmente jogador do Farense, e Roberto (54). Fabrício Isidoro (Farense) e Daniel Figueira (Estoril) já faziam parte dos respetivos plantéis.
Na 1.ª volta o Estoril goleou por 4-0: João Marques (4 e 47), Tiago Araújo (45+5) e Raúl Parra (78), marcaram os golos.
Veja o resumo do jogo da 1.ª volta, em que o Estoril goleou por 4-0:
FARENSE
Na semana passada, com a vitória (0-3) sobre o Estrela da Amadora na Reboleira, o Farense livrou-se da descida direta e ficou a um ponto de carimbar de forma definitiva a manutenção, evitando essa possibilidade via lugar do play-off. Por isso, o empate hoje diante dos canarinhos será suficiente para o Farense festejar, agora de forma definitiva, a permanência na Liga, não podendo ser apanhado pelo vizinho Portimonense, 16.º, que soma 28 pontos. À entrada para este jogo os algarvios são 11.º, com 34 pontos e a dois pontos do 6.º classificado, o Famalicão, que joga mais tarde [20:25h] com o Benfica. Para este encontro, José Mota apenas tem indisponível por lesão o guarda-redes Luiz Felipe e conta com uma equipa que tem mostrado bons argumentos ofensivamente, tendo marcado nos últimos oito encontros que realizou. Porém, nos seis últimos jogos realizados em casa, só venceu um, quando derrotou (2-0) o Boavista na jornada 28.
Sistema: 4x2X3X1
Equipa provável: Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Igor Rossi e Talys Oliveira; Fabrício Isidoro e Cláudio Falcão; Belloumi, Rafael Barbosa e Marco Matias; Bruno Duarte
Lesionados ou em dúvida: Luiz Felipe
Castigados:
José Mota, treinador do Farense: «Sabemos que conquistámos uma boa vitória no jogo anterior, matematicamente estamos muito perto do objetivo, que é a permanência. Tudo isso, são argumentos suficientes para estarmos motivados, para sermos responsáveis e penso que este grupo de trabalho está preparado para mais uma vez se esforçar e dignificar as cores do Farense. Vai ser um jogo com uma equipa que também tem uma boa atitude e que tem produzido ao longo do campeonato, muitas vezes, bons espetáculos. Vai ser um jogo, com certeza, competitivo, mas penso que poderá ser alegre e ambas as equipas têm condições de proporcionar um bom espetáculo.»
ESTORIL
Os jogadores do Estoril sabem que se vencerem em Faro, a permanência é um dado adquirido. Um dado que transforma esta visita ao Algarve num dos jogos mais importantes da época. O empate também poderá servir, dando (muito) conforto devido à derrota do Portimonense em Alvalade. A atravessar bom momento, os canarinhos só perderam um jogo nos últimos seis, em casa com o SC Braga, e regista três vitórias e dois empates. No entanto, os registos fora de portas não são nada animadores e, apesar de ter empatado nas duas últimas saídas, nos 27 últimos jogos que realizou para o campeonato nessa condição de visitante, apenas venceu um, quando surpreendeu o FC Porto no Dragão, na 10.ª jornada. Em relação à equipa que começou o jogo com o Famalicão, que os canarinhos venceram por 1-0, o treinador Vasco Seabra deverá efetuar apenas uma alteração, com a entrada de Mangala no onze, para o lugar de Pedro Álvaro.
Sistema: 3x4x3
Equipa provável: Marcelo Carné; João Basso, Bernardo Vital e Mangala; Rodrigo Gomes, Vinícius Zanocelo, Mateus Fernandes e Wagner Pina; Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto Tavares
Lesionados ou em dúvida: Erick Cabaco, Jordan Holsgrove, Nemanja Jovic e Tiago Araújo
Castigados:
Vasco Seabra, treinador do Estoril: «Acredito que serão duas equipas muito ambiciosas, a querer lutar pelos pontos. Sabemos que três pontos nos levam para o patamar que pretendemos. Por isso, sabemos que vamos ter pela frente uma equipa muito difícil de bater. O Farense é uma equipa fortíssima em transição, que tem também uma solidariedade muito grande em termos coletivos. É uma equipa que defende com qualidade, muita agressividade também e nunca concede muitas oportunidades de golo, tem uma saída para o ataque muito forte e também é muito forte em termos de bola parada.»