Zabiri - Foto: Famalicão
Zabiri - Foto: Famalicão

Famalicão volta a ter representação à escala mundial

Yassir Zabiri já se juntou à seleção de sub-20 de Marrocos, que vai disputar o Campeonato do Mundo da categoria, no Chile. Antes do jovem avançado africano, vários jogadores do emblema minhoto estiveram em grandes competições de seleções

O Famalicão está novamente no mapa futebolístico mundial: Yassir Zabiri faz parte da lista de convocados de Marrocos para o Campeonato do Mundo de sub-20, que vai decorrer entre os dias 27 deste mês e 19 de outubro, no Chile.

O jovem ponta de lança dos famalicenses já se juntou, inclusivamente, à concentração da sua seleção, isto depois de no passado domingo ainda ter vestido a camisola dos azuis e brancos do Minho, tendo sido suplente utilizado no empate (1-1) diante do Casa Pia, em partida referente à 6.ª jornada da Liga.

Está, assim, confirmada a presença de mais um jogador do Famalicão numa grande competição de seleções, isto depois de já este ano o conjunto de Vila Nova ter sido o segundo clube mais representado no Campeonato da Europa de sub-21 – com Rodrigo Pinheiro, Mathias de Amorim e Gustavo Sá (Portugal), Otar Mamageishvili (Geórgia), Otso Liimatta (Finlândia) e Václav Sejk (Chéquia).

Esta convocatória de Yassir Zabiri reforça, assim, a visibilidade internacional que o Famalicão tem tido nos últimos anos, tanto a nível de competições seniores, como em provas de escalões mais baixos. Olhando para trás, podemos recordar vários jogadores que elevaram o nome do clube por esse Mundo fora: Enea Mihaj (Albânia, Europeu 2024), Jhonder Cádiz (Venezuela, Copa América 2024), Puma Rodríguez (Panamá, Copa América 2024), Alexandre Penetra (Portugal, Europeu de sub-21 em 2023), Diogo Queirós (Portugal, Europeu de sub-21 em 2021), Leonardo Campana (Equador, Copa América 2021) e Gevaro Nepomuceno (Curaçau, Gold Cup 2017).

Voltando a centrar atenções em Zabiri, o jovem avançado africano é uma das armas de ataque de Marrocos para o referido Mundial de sub-20, prova em que a seleção marroquina está inserida no Grupo C, juntamente com Espanha (jogo já no próximo domingo), Brasil (2 de outubro) e México (4 de outubro).

Recorde-se que Yassir Zabiri cumpre a segunda temporada ao serviço do Famalicão. Em 2024/2025 começou por dar nas vistas nos sub-23 (seis jogos, seis golos e uma assistência), contabilizando, depois, três tentos em seis partidas pela equipa principal. Na época em curso, o camisola 21 já foi opção para Hugo Oliveira em três encontros da Liga, sempre como suplente utilizado: Santa Clara (3-0), Aves SAD (1-0) e Sporting (1-2).

Com esta ausência do marroquino, o técnico do Famalicão ficará privado de um ponta de lança, sendo certo que Umar Abubakar assumir-se-á, nos próximos tempos, como alternativa direta ao habitual titular na frente de ataque, o francês Simon Elisor. O plantel famalicense, de resto, regressou esta quarta-feira ao trabalho, isto depois da folga concedida ontem por Hugo Oliveira. A partir de hoje iniciou a fundo a preparação para o próximo embate do campeonato, que reserva ao Fama uma receção ao Rio Ave, no domingo (20h30).