Famalicão-Estoril: Da moral em baixa no Minho à galvanização na Linha
Uma jornada que poderá representar uma boa prenda de Natal a quem a vencer: Famalicão e Estoril parecem sugerir um espetáculo de futebol ao final desta tarde, pelas 18 horas, e ambos pretendem passar a quadra em maré positiva. No caso dos canarinhos, a maré até…já existe, a partir do momento em que derrotou o FC Porto – e o afastou da Taça da Liga -, ao passo que o Famalicão procura regressar a momentos de maior brilho que parece ter perdido nas semanas mais recentes.
Um jogo que, na verdade, é uma questão de moral e que coloca momentos diametralmente diferentes: o Famalicão, que iniciou a temporada de forma francamente promissora, conhece um momento de maior apagamento que se reflete na sequência de jogos sem vencer, que já dura há quase mês e meio, contrastando completamente com o Estoril, que venceu os últimos dois encontros e apenas perdeu um jogo nos últimos seis.
Moral à parte, a qualidade dos executantes de parte a parte e o seu estatuto de candidatos a lugares na primeira metade – o Famalicão já lá está, na oitava posição, enquanto o Estoril pode ficar à porta em caso de triunfo, o que lhe permitiria igualar o Estela da Amadora no nono lugar ou, no pior cenário, no décimo, visto que antes do embate dos canarinhos o Portimonense tem nas mãos uma oportunidade de igualar o também algarvio Farense no sétimo posto caso derrote, pelas 15.30h, o Moreirense.
Famalicão
Os últimos tempos não têm sido fáceis para a obtenção de vitórias no Fama. Ainda assim, na última deslocação realizada esse objetivo não esteve longe de se realizar: um golaço de Théo Fonseca ainda colocou os minhotos em vantagem.
No fim, o Portimonense ainda alcançou a igualdade e prolongou a seca de vitórias para os comandados de João Pedro Sousa, que vêm o último triunfo para o campeonato afastar-se no tempo e já situado no início de novembro, quando derrotou o Gil Vicente, por 3-1, na 10.ª jornada.
Pelo meio, os famalicenses ainda venceram a Camacha na Madeira, por claros 5-0 que representam bem a diferença de três escalões entre os conjuntos, o que garantiu a presença na quarta eliminatória e uma eliminação aos pés do Benfica, na Luz (2-0). Virar a página é, por isso, objetivo bem delineado no Minho.
Equipa provável (4x3x3): Luiz Júnior, Nathan Santos, Justin de Haas, Otávio Ataíde e Francisco Moura; Mirko Topic, Youssouf Zaydou e Gustavo Sá; Chiquinho, Théo Fonseca e Jhonder Cádiz.
A antevisão do treinador do Famalicão, João Pedro Sousa:
🎙 A antevisão do mister 𝗝𝗢𝗔̃𝗢 𝗣𝗘𝗗𝗥𝗢 𝗦𝗢𝗨𝗦𝗔 ao jogo frente ao Grupo Desportivo Estoril Praia em https://t.co/juEzqHPPr8
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) December 16, 2023
🏆 14.ª jornada I Liga
📅 Domingo
🕕 18 horas
🏟 Estádio Municipal de Famalicão
⚪️🔵 #amordeperdicao #LigaPortugalBetclic #FCFEPF pic.twitter.com/LWdMqhqD26
Estoril
Os dias de hoje parecem de verdadeira lua de mel na Amoreira. Tudo corre como desejado pelo Estoril, que tem somado vitórias em sucessão – com apenas uma interrupção há duas semanas, na deslocação a Braga, na qual não evitou uma derrota por 3-1 – e procura manter intacta esta tendência.
No entanto, os canarinhos podem estar perante um verdadeiro Cabo das Tormentas, até porque o Minho tem sido de má memória recente, visto que o Estoril ainda não venceu um único jogo nessa região na presente temporada: derrotas em Barcelos, ante o Gil Vicente (5-3), em Guimarães, perante o Vitória (3-2), e em Braga, ante o SC Braga (3-1) e um empate em Vizela (2-2).
Se o Minho parece um território adverso para o Mágico da Linha de Cascais, as coisas tornam-se mais sérias ainda quando se verifica o rendimento estorilista em Vila Nova de Famalicão. Nessa cidade em particular, o Estoril não alcança um resultado positivo há já dez anos, desde que afastou este mesmo adversário na 4.ª eliminatória da edição 13/14 da Taça de Portugal após prolongamento, com um golo do espanhol Seba aos 117 minutos em novembro de 2013.
Quando o exercício passa por descobrir o último triunfo em Famalicão, é preciso recuar…28 anos, e a um tempo em que o segundo escalão se chamava ainda 2.ª Divisão de Honra e o Famalicão, que foi goleado por 1-5 em outubro de 1995, não evitaria, inclusivamente, a despromoção para a III Divisão. Outros tempos!
Equipa provável (3x4x3): Marcelo Carné; Raúl Parra, Bernardo Vital e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Koba Koindredi e Tiago Araújo; Rafik Guitane, João Marques e Cassiano.
Lesionados: Erick Cabaco e Alex Soares.
Castigado: Jordan Holsgrove.
A antevisão do treinador do Estoril:
Declarações de Vasco Seabra em antevisão ao FC Famalicão x Estoril Praia
— Estoril Praia SAD (@estorilpraiasad) December 16, 2023
📽 https://t.co/RJLtfz5CoW
--
Vasco Seabra's comments ahead of FC Famalicão vs. Estoril Praia
🎥 https://t.co/RJLtfz5CoW#JogaLimpo #JuntosPeloMágico #EstorilPraia #AquiNaoEsMaisUm #LigaPortugalBetclic pic.twitter.com/a66EffzqlE
Artigos Relacionados: