Famalicão é a segunda equipa da Europa com mais cartões vermelhos
Nesta edição do campeonato, os jogadores de João Pedro Sousa já foram expulsos por oito vezes, em apenas 25 jogos, ou seja, há praticamente uma expulsão a cada três jogos.
Esta estatística torna o Famalicão na segunda equipa da Europa com mais cartões vermelhos, relativamente aos campeonatos nacionais, mas possivelmente também em todas as competições (já vai perceber o porquê).
Desses oito vermelhos, três foram por acumulação de amarelos: Pablo frente ao Moreirense, Riccieli contra o Arouca e Youssouf com o FC Porto. As restantes cinco vezes foram expulsões diretas: Cádiz e Chiquinho (fora de campo) com o Boavista, Riccieli frente ao Estrela da Amadora, Puma em Arouca e Assunção (fora de campo) contra o SC Braga.
Para outras competições, o clube ainda viu um vermelho direto na eliminação da Taça de Portugal frente ao Benfica (Otávio), nos 16 avos, e outra expulsão, por acumulação de amarelos, na derrota com o Belenenses (Gustavo Sá), na primeira fase da Taça da Liga.
Em todos os campeonatos europeus, só há uma equipa que viu mais vezes o cartão vermelho do que o Famalicão: o Getafe, com nove. Chaves ocupa o terceiro lugar, com sete, e os restantes clubes mais próximos são o Milan, Cádiz, Union Berlim, Adana Demirspor, Gent e outras três equipas gregas, com seis.
Relativamente a cartões amarelos, e apenas da nossa liga, o nono classificado também se encontra em segundo lugar, atrás de Portimonense (73 contra 69), com o Rio Ave a fechar o pódio (66).
Olhando apenas para campeonatos, a Liga Portugal também é a segunda com mais vermelhos, sendo que a liga espanhola ocupa o primeiro lugar com mais cinco (71 contra 66) e a turca o terceiro (51). No entanto, temos de considerar que o nosso campeonato tem muito menos jogos, mas, ao mesmo tempo, que ainda faltam algumas jornadas para o fim da temporada.