A festa do Nápoles - Foto: IMAGO
A festa do Nápoles - Foto: IMAGO

Ex-Benfica falha penálti decisivo, mas Nápoles segue em frente na Taça de Itália

90 minutos e 20 penáltis depois, os comandados de Antonio Conte derrotaram o Cagliari e garantiram um lugar nos quartos de final. Atalanta 'despacha' Génova com 'chapa 4'

O Nápoles abanou, mas não caiu na Taça de Itália. Os comandados de Antonio Conte só garantiram a qualificação para os quartos de final, após uma maratona de penáltis contra o Cagliari.

Antonio Conte promoveu uma revolução no onze e as segundas linhas mostraram serviço aos 28'. O médio Antonio Vergara, a rubricar apenas o segundo jogo pelo Nápoles, cruzou de forma sublime para o segundo poste onde estava Lorenzo Lucca, pronto para inaugurar o marcador.

A quarta vitória consecutiva do Nápoles em todas as competições estava bem encaminhada, mas o Cagliari nunca despiu a capa de potencial surpresa. Gennaro Borrelli e Sebastian Esposito, dois dos três jogadores colocados por Fabio Pisacale em campo aos 55', combinaram para o golo do empate, doze minutos depois.

O golo de Esposito fixou o 1-1 final e determinou que o vencedor fosse decidido da marca dos 11 metros. Felici colocou a qualificação para os quartos de final à mercê do Nápoles, após falhar o quarto penálti, mas David Neres desperdiçou o castigo máximo decisivo.

A grande defesa de Caprile a remate do antigo extremo do Benfica abriu a porta a uma maratona de penáltis, que só ficou resolvida na décima ronda. Zito Luvumbo permitiu uma enorme intervenção a Milinkovic-Savic, antes de Buongiorno carimbar o lugar do Nápoles na próxima fase.

Milinkovic-Savic foi figura tanto na linha de baliza... como na marca dos 11 metros. O penálti convertido pelo guarda-redes sérvio na sétima ronda pode envergonhar muitos avançados, dada a violência e potência do remate.

Atalanta com vida mais fácil

Quem também está nos quartos de final da Taça de Itália é a Atalanta. depois de golear o Génova por 4-0, no primeiro jogo do dia. A expulsão do ala Seydou Fini, aos 36', abriu a porta da vitória à turma de Bérgamo, que chegou ao intervalo em vantagem, graças a um golo de Djimsiti, aos 19'.

Do Roon (54'), Pasalic (82') e Ahanor (90+1') ampliaram a vantagem da Atalanta na segunda parte.