Portugal não conseguiu contrariar o favoritismo de Espanha (FPP)

Europeu: Portugal perde final com Espanha

Seleção Nacional feminina derrotada por 7-2, em Paredes, e fica em segundo lugar no torneio continental

A Seleção Nacional feminina de hóquei em patins foi derrotada pela congénere espanhola por 7-2, na final do Campeonato da Europa, disputada no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.

Espanha conquistou o seu nono título europeu, oitavo de forma consecutiva, consolidando a sua posição de hegemonia na modalidade a nível continental. Portugal permanece como a segunda seleção mais titulada, com três conquistas (1997, 1999 e 2001) e oito vice-campeonatos.

Portugal entrou com grande determinação na partida e inaugurou o marcador logo aos dois minutos, através de um remate certeiro de Marlene Sousa. No entanto, a resposta espanhola não tardou: Aina Florenza restabeleceu a igualdade aos três minutos e, ao longo da primeira parte, seguiram-se os golos de Maria Sanjurjo (11’), Aimeé Blackman (15’) e novamente Florenza (23’), permitindo a Espanha chegar ao intervalo com uma confortável vantagem de 4-1.

Na segunda metade, a equipa portuguesa tentou reagir, mas viu as adversárias aumentarem ainda mais a diferença no marcador, com tentos de Marta Piquero (28’), Aina Florenza (49’), que assim completou o hat-trick, e Maria Sanjurjo (50’), que bisou na final. Portugal ainda conseguiu reduzir por intermédio de Beatriz Várzeas, aos 32 minutos, mas o desfecho já parecia inevitável.