Euro2026: polémico convite feito no balneário cancela festa croata
A receção aos andebolistas croatas que conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Europeu na Dinamarca, que estava inicialmente agendada para esta segunda-feira, acabou de ser cancelada porque o autarca de Zagreb recusou um pedido dos jogadores.
A ideia não era original e entre a equipa há muito que se falava no desejo do grupo. E, se bem o pensaram, melhor feizeram e ainda no balneário em Herning, telefonaram a Marko Perković Thompson pedindo-lhe que atuasse na cerimónia.
O empresário de Thompson confirmou que os andebolistas croatas contactaram o cantor por videochamada a partir do balneário, e que este os felicitou pela vitória e pela conquista da medalha.
Čestitam sjajnim rukometašima na pobjedi!!! 🇭🇷❤️🇭🇷 pic.twitter.com/bQ3thkhSaa
— Boris Havel (@BorisHavel) January 28, 2026
Logo quando acabou o jogo o polémico músico recebeu milhares de likes na sua mensagem de parabéns aos jogadores de andebol em apenas alguns minutos. «Bravo cavaleiros - parabéns!», escreveu no Facebook
Marko Perkovic Thompson já foi proibido de se apresentar em vários países devido à polémica ligação à extrema direita.
Hrvatski rukometaši postavili ultimatum: Tompson ili nema dočeka!
— Sport Klub (@sportklub) February 1, 2026
Da čovek ne poveruje: https://t.co/QXgP1ocI7G#rukomet #thompson #markoperkovicthompson #vatreni #rukometaši #zagreb #doček pic.twitter.com/VSU5VeLmAQ
Quanto à festa, a Federação já se pronunciou e anunciou o cancelamento do evento e apesar de outras cidades se terem oferecido para acolher a equipa, a Federação entendeu que tratando-se de uma Seleção Nacional só faria sentido a receção realizar-se na capital do país croata e como Zagreb não acedeu, não haverá convívio com os adeptos.
Música fascista no pavilhão
Esta não é a primeira polémica por causa do músico e durante o Europeu, os suecos ficaram indignados com o que se passou no final do jogo com a Geórgia.
A música "Ako ne znaš šta je bilo" tornou-se o hino desta geração de jogadores croatas e apesar de todas as proibições acabou por se ouvir na Malmo Arena. EFH lamentou o sucedido mas não conseguiu explicá-lo.
Aparentemente, a seleção croata exigiu que a organização passasse no pavilhão Thompson. «No dia da partida, a delegação croata solicitou repetidamente que a música fosse tocada, e o pedido foi rejeitado todas as vezes. O fato de ela ter sido tocada no final é lamentável e não deveria ter acontecido. A música não representa de forma alguma os valores que este campeonato defende», escreveu a EHF, em comunicado sem explicar como a música tocou no pavilhão.
Marko Perkovic, nome verdadeiro de Thompson, é uma figura controversa nos Balcãs, acusado de fascismo e cujas letras de música supostamente fazem referência a crimes de guerra croatas e homenageiam o movimento ultranacionalista Ustase da Segunda Guerra Mundial. Por isso, Perkovic e sua banda já foram impedidos de se apresentar em alguns países europeus e as suas músicas costumam ser banidas de eventos desportivos internacionais.
A seleção croata de andebol conquistou o terceiro lugar no Campeonato Europeu, alcançando a primeira medalha na competição continental desde 2020, quando foi vice-campeã.