EURO-2025: Catarina Campos perfilada na elite
Catarina Campos vai escrever mais uma página a letras de ouro no livro da sua história na arbitragem. A viseense, de 40 anos, filiada na AF Lisboa, será a primeira a apitar num Europeu (Sandra Bastos dirigiu jogos no Mundial de 2019), depois de, na última época, ter sido a primeira mulher a apitar um jogo da Liga, no caso,o encontro entre Casa Pia e Rio Ave, quando antes havia liderado equipa de arbitragem totalmente feminina num P. Ferreira-Feirense (Liga 2).
Agora, o nome de Catarina Campos figura entre as 13 árbitras nomeadas para este Europeu, mais três de reserva, 24 assistentes, com a presença das portuguesas Andreia Sousa e Vanessa Gomes e 16 VAR, entre os quais o português Tiago Martins.
A portuguesa entra em campo já amanhã, quarta-feira, nas funções de 4.ª árbitra no jogo entre Islândia e Finlândia, do Grupo A, em que a juíza principal é a húngara Katalin Kulcsár.
«Há apenas um ano desafiei as nossas árbitras, enfatizei para repensarem o seu nível e aumentarem a sua preparação física. Hoje estou muito orgulhoso. Cada uma delas passou no teste de condicionamento físico masculino. E, acredite, em mim, isso não é fácil», regozijou-se Roberto Rosetti, diretor de arbitragem da UEFA.
Lotação já esgotada em 22 dos 31 jogos
A UEFA anunciou que a venda dos bilhetes para os jogos da presente edição do Europeu já bateu recordes. Já há 22 (de um total de 31) jogos com lotação esgotada, com 600.000 bilhetes vendidos no total. Na última edição da prova, em 2022, foram vendidos 575 mil bilhetes durante o certame, com destaque para a final entre Inglaterra e Alemanha (2-1), que levou 87.192 adeptos às bancadas em Wembley.
Sugestão de vídeo:
Notícia atualizada às 17h01.