Estrela da Amadora: José Faria num lote de ‘notáveis’
Num encontro importante para o Estrela da Amadora que, frente ao Vitória de Guimarães, procura alcançar a primeira vitória na Liga, José Faria chegará com ego e estatuto reforçados, como o 10.º técnico com mais jogos cumpridos pelos tricolores no principal campeonato.
O treinador de 39 anos atingiu os 34 jogos oficiais ao comando do Estrela - curiosamente, tantos quanto uma edição completa da Liga - e atinge um ‘top 10’ de treinadores com mais jogos realizados na história do conjunto amadorense na Liga principal, colocando-se junto a verdadeiros notáveis.
O técnico com mais partidas acumuladas pelos tricolores é o mítico ‘Luvas Pretas’, João Alves, com 179 encontros em cinco temporadas, seguido por Fernando Santos, que conduziu Portugal à glória no Euro 2016, com 132 partidas em quatro épocas. O terceiro colocado não é menos mediático e responde pelo nome de Jorge Jesus, com 116 partidas ao comando do Estrela em três épocas e meia.
Um lote que engrandece o feito alcançado por José Faria no empate ante o Santa Clara, há duas semanas, e que o motivará para acentuar um início de época que, apesar de não registar vitórias, estatisticamente é… superior ao registado na temporada passada, em igual período - o Estrela soma três pontos à 5.ª jornada, quando em 2024/25 apenas acumulava dois.
O Estrela da ‘era José Faria’ também apresenta mais golos marcados (três) e menos sofridos (quatro), deixando sinais positivos quanto à consistência defensiva da equipa, que manteve a sua baliza inviolada frente ao Santa Clara (0-0). Uma situação inédita na presente temporada e que os amadorenses esperam repetir frente aos vitorianos este domingo, na Reboleira, desta feita acompanhado por um triunfo.