Xeka (à direita) treina sem qualquer limitação com o plantel do Estoril e espreita o regresso à competição ao fim de nove meses. Foto: Estoril Praia SAD

Estoril: Xeka pronto para regressar em Reboleira de boa memória

Médio treina sem limitações há alguns dias e pode ser convocado para defrontar o Estrela da Amadora na segunda-feira, mais de nove meses após a última partida oficial. Produziu um golo e uma assistência há um ano, na casa dos tricolores

O embate entre Estrela da Amadora e Estoril, que encerrará a 18.ª jornada da Liga, poderá pôr termo a uma longa travessia no deserto – Xeka está pronto para regressar à competição, após uma paragem de mais de nove meses.

O médio, de 31 anos, surgiu no primeiro treino da época, no dia 1 do presente mês, a treinar integrado no plantel – ainda que sem contacto – e, desde então, a sua situação evoluiu, tendo começado a trabalhar sem qualquer limitação e, como tal, a recuperar os índices competitivos necessários para competir.

Xeka está próximo de reintegrar a primeira convocatória desde 4 de abril do ano passado, altura em que defrontou o Aves SAD pela 28.ª jornada da Liga e saiu por lesão aos 70 minutos devido a um problema nos ligamentos do joelho direito que o obrigou a longa paragem.

Tudo está resolvido para o experiente médio que, caso confirme o seu retorno esta segunda-feira, irá fazê-lo num recinto e um adversário de boa memória: há pouco mais de um ano, a 5 de janeiro de 2025, Xeka foi a figura do triunfo do Estoril sobre o Estrela da Amadora, contribuindo com um golo e uma assistência para o triunfo dos canarinhos por 4-2.

Quis o destino que a Reboleira se colocasse como a possível primeira etapa para a segunda vida do antigo internacional jovem por Portugal, que se espera tão proveitosa como a primeira.

Recorde-se que após a performance individual nessa partida Xeka e o Estoril partiram para uma segunda metade de época de grande qualidade que resultou no oitavo lugar final do emblema da Linha de Cascais, posição que podem atingir na presente jornada, em caso de triunfo sobre o Estrela (e derrota do Famalicão).