Esteve quase 40 anos numa cama de hospital e todos os dias lia A BOLA
Nuno Raposo, jornalista de A BOLA, recorda Hélder Laginha, um leitor muito especial de A BOLA, que esteve décadas numa cama de hospital, após ter ficado tetraplégico num acidente na mina de Aljustrel, e que lia todos os dias o jornal. Com ele, Nuno Raposo fez mais do que uma reportagem, tendo chegado a levar lá o ídolo de Hélder, Tiago, ex-jogador do Benfica.
«Um trabalho que me marcou, sem ser entrevista, e lá está, vou aqui também um bocadinho às raízes do Alentejo, foi um rapaz de Aljustrel, que esteve quase 40 anos numa cama de hospital aqui em Lisboa. Aos 18 anos teve um acidente na mina de Aljustrel, ficou tetraplégico, mas todos os dias, religiosamente, lia o jornal A BOLA.
Tinha uma espécie de um cavalete à frente, com uma maneira de passar as páginas, e o quiosque do hospital, todos os dias, lhe ia lá entregar o jornal e nós fomos fazer uma reportagem, ele era um grande benfiquista, fizemos depois também uma surpresa mais tarde, com o Fernando Urbano, conseguimos levar um dos seus ídolos a visitá-lo, que era o Tiago.
E depois, além dessa surpresa que fizemos com o Tiago, houve um dia também que lhe levámos o capitão da equipa do Mineiro Aljustrelense, onde ele jogou, o presidente do Clube, o presidente da Câmara também, levámos lá para lhe entregarem uma lembrança, uma camisola, um cachecol, na altura o Mineiro tinha sido campeão da Distrital de Beja, e foram lá fazer-lhe essa surpresa.
Nós estivemos também presentes, e no ano a seguir até o Mineiro é campeão nacional da 3ª Divisão, portanto, foi um trabalho que me deu muito gosto a fazer, conhecer uma pessoa que estava na situação em que ele estava, mas era uma força de viver e uma alegria imensa, e uma pessoa que todos os dias via o mundo pelas páginas de A BOLA.»
Hoje Jogo Eu é um programa de A BOLA com conversas intimistas com os seus jornalistas. Veja o programa completo no vídeo que abre este artigo.