Fábio Silva a celebrar um dos três golos do Dortmund
Fábio Silva a celebrar um dos três golos do Dortmund - Foto: IMAGO

Dortmund reduz distância para o Bayern no topo com Fábio Silva a titular

Avançado português fez trio de ataque com Guirassy e Beier, mas ficou em branco. Diogo Leite também começou a partida no Union Berlim e reencontrou o compatriota, ambos ex-FC Porto

O Dortmund conquistou uma vitória convincente por 3-0 fora de casa contra o Union Berlim, num jogo da 19.ª jornada da Bundesliga, com Fábio Silva a titular. Emre Can, de penálti, e Nico Schlotterbeck marcaram no início de cada parte, com Maximilian Beier a adicionar mais um golo perto do final. Assim, o Borussia rapidamente esqueceu a derrota frente ao Tottenham durante a semana na Champions e aproveitou ao máximo o inesperado deslize do líder Bayern.

Desta forma, a equipa do avançado português, que ficou em branco e saiu aos 79 minutos, soma 4 vitórias e apenas um empate nos últimos cinco jogos, e com o triunfo deste sábado reduziu a diferença para o gigante bávaro para 8 pontos. De facto, o encontro anterior entre os dois também terminou com um resultado clássico e categórico a favor dos visitantes. O Union, por sua vez, registou a primeira derrota nos últimos cinco jogos, mas mantém-se na 9.ª posição.

Logo aos 10 minutos, o Borussia adiantou-se no marcador, depois de Serhou Guirassy ter feito uma boa jogada individual e ter sido derrubado na área dos anfitriões pelo guarda-redes do Union, Frederik Ronnow. Emre Can converteu o penálti sem problemas: 1-0 para o Dortmund. Os anfitriões poderiam ter empatado cerca de vinte minutos depois, após um canto e um cabeceamento de Diogo Leite, também titular, mas Gregor Kobel esteve atento.

O Dortmund começou a segunda parte com força, resolvendo em grande parte o jogo. Aos 52 minutos, Jobe Bellingham rematou perigosamente da entrada da área, mas Ronnow conseguiu defender para canto. Do canto resultante, Julian Ryerson cruzou bem, e Nico Schlotterbeck cabeceou, com a bola a entrar no fundo das redes. O internacional alemão mostrou respeito pelo seu antigo clube, o Union, e não celebrou efusivamente o golo.

Os visitados não conseguiram voltar ao jogo. Pelo contrário, sofreram o terceiro golo aos 84 minutos, quando Bellingham encontrou Maximilian Beier, que com um remate cruzado superou Ronnow, fixando o resultado final em 0-3 para o Borussia.