Dortmund goleia Villarreal e volta a vencer na Champions
O estádio de Dortmund é, com frequência, um calvário para a equipa que tem de o visitar. O ambiente nas bancadas é escaldante e, dentro do relvado, é muito difícil travar a velocidade e a pressão da entusiasta turma alemã. Pese embora tudo isso, o Villarreal logrou fazer uma primeira parte bastante digna. Resistiu bem ao domínio adversário e até lhe pertenceram as melhores oportunidades, uma delas logo aos 10 minutos, que terminou em golo, mas foi anulado por fora de jogo.
Parecia que a turma espanhola, muito disciplinada na defesa chefiada por Renato Veiga, iria conseguir o seu objetivo de chegar ao intervalo aguentando o marcador em branco, mas, no minuto de alargamento do primeiro tempo, surgiu o castigo que não merecia. À saída de um canto, a bola chegou a Guirassy, que aproveitou a sua elevada estatura para, de cabeça, colocar em vantagem os alemães.
Para o Villarreal, sofrer um golo nestas circunstâncias foi um duro golpe anímico, mas tudo se agravou ainda mais no início do segundo tempo. Numa das jogadas de ataque do Borussia, o defesa Juan Foyth salvou o golo sobre a linha, mas fê-lo com o braço. Depois de consultar o VAR, o árbitro decidiu expulsá-lo e assinalar grande penalidade. Guirassy permitiu defesa a Luiz Júnior, o ex-guarda-redes do Famalicão, mas, na recarga, fez o 2-0.
Com um resultado tão adverso e em inferioridade numérica, o Villarreal ficou condenado a sofrer até ao fim frente ao ímpeto atacante da equipa alemã, que voltou a marcar por intermédio de Adeyemi. Se já havia poucas dúvidas sobre o desenlace do desafio, todas desapareceram com este terceiro golo.
O quarto podia ter surgido numa grande penalidade assinalada por falta cometida sobre Adeyemi dentro da área. Fábio Silva, que tinha entrado minutos antes, não aproveitou o castigo máximo, atirando a bola à barra. Já no tempo de compensação, Svensson concluiu um centro da direita com um bom golpe de cabeça que levou a bola a ir parar ao fundo da baliza pela quarta e última vez.
Dolorosa goleada para o Villarreal, muito castigado em jogadas pontuais, e que, com apenas um ponto, fica numa situação muito difícil. O Borussia Dortmund consolida, com este triunfo, a sua boa situação entre os oito primeiros.