Treinador italiano elogiou postura do avançado espanhol e do estádio do Dragão

Discurso «arrepiante» de Eustáquio, Samu e Martim: tudo o que disse Farioli

Treinador do FC Porto comenta triunfo (3-0) frente ao Gil Vicente

Francesco Farioli analisou, na sala de imprensa do Dragão, a vitória (3-0) do FC Porto diante do Gil Vicente, esta segunda-feira, em duelo da jornada 19 da Liga.

Galeria de imagens 43 Fotos

Análise ao jogo e registo histórico (18 vitórias em 19 jornadas)

«É melhor destacar que o resultado de hoje foi importante, frente a uma equipa que está a fazer um trabalho fantástico na Liga. Se juntarmos a isso as circunstâncias — o tempo, o pouco descanso, a viagem com atraso — tudo isso dá ainda mais valor a este resultado. Agora é tempo de preparar o Rangers. Teremos um encontro muito importante e temos de estar prontos.»

Alta intensidade e mentalidade vencedora são as chaves do sucesso da equipa?

«Tudo se interliga. No final, o espírito e a atitude dos jogadores — não só nos jogos, mas também nos treinos — ajudam-nos a elevar o nível e a ser mais competitivos nos jogos. Temos de continuar assim. Temos vários jogos importantes para disputar. O balanço é muito positivo, especialmente neste aspeto. O momento importante está a chegar e temos de continuar neste caminho. Há muitas coisas a melhorar. Tivemos três ou quatro ocasiões em que podíamos ter marcado muito mais cedo. A eficácia é algo que temos de melhorar.»

O discurso de Eustáquio ao intervalo, revelado por Thiago Silva

«Pedi-lhe, antes do jogo, para falar. O discurso dele arrepiou-me. A mensagem foi muito poderosa: falou da evolução dele como jogador, do seu percurso e dos sacrifícios que fez para chegar aqui. Quis dar força aos nossos jogadores mais novos, que já estão numa fase importante. Encontrou as palavras certas para dar confiança ao Samu. Para mim, este grupo tem vários líderes. É um grupo de amigos, muito profissional, muito comprometido com o clube. Sabem deixar os reforços confortáveis. Nesse aspeto, já referi que estou grato pela oportunidade de treinar este nível de seres humanos. O Steph é uma referência e um exemplo disso. A substituição foi para poupar o Froholdt, que tem jogado muito.»

O penálti de Samu

«O que aconteceu hoje foi especial. Assim que tivemos o penálti, o estádio começou a cantar o seu nome, a apoiar o jogador num momento particular. Falou-se muito das emoções dele depois de Plzen e hoje provou o seu carácter. Meteu a bola dentro da baliza. O apoio da família e dos adeptos tem sido fantástico, nos bons momentos e nos momentos difíceis. Hoje, aquela bola na rede foi o empurrão de muita gente.»

A estreia a marcar de Martim Fernandes e a evolução do lateral-direito

«Está a jogar bastante e a progressão é clara. Sobre as qualidades dele, nunca tive dúvidas. Teve um começo de época difícil, com algumas lesões que bloquearam a sua evolução. Teve jogos difíceis e cometeu alguns erros. Para um jovem, é complicado lidar com essa responsabilidade. Depois esteve muito bem, refrescou a mente, esperou pelas oportunidades e está a crescer muito. Defensivamente está mais maduro, mais confiante com bola. Hoje marcou um grande golo, com ajuda do vento. Estamos muito felizes por ele, está a ter o que merece.»

Dificuldades impostas pelo Gil e preparação do encontro

«É uma equipa organizada e com qualidade. Não os vi agressivos, mas sim organizados e compactos. Demorámos a encontrar o momento certo, mas tivemos paciência para ligar por dentro. Houve conexões com o Samu que nos deram duas ou três grandes oportunidades. É uma equipa com muitos pontos, que compete contra todos os adversários. Vi que bateram o recorde de pontos para o Gil Vicente na primeira volta. O trabalho do clube e do treinador é assinalável. Perderam dois jogadores importantes e estão a substituí-los bem. Isso dá ainda mais valor à nossa exibição.»

Kiwior foi opção à esquerda em vez de Francisco Moura

«O Francisco está a voltar de lesão e temos de gerir a carga. Temos jogo de dois em dois dias. Todos vão participar e ter um papel importante nos próximos jogos. Todos estão prontos, de acordo com as nossas necessidades.»