Direito e Valladolid na 44.ª Taça Ibérica
O GD Direito e Valladolid Rugby Asociación Club disputam, este sábado (15h), em Monsanto, a ansiada 44.ª edição da Taça Ibérica de Râguebi. Troféu peninsular entre os vencedores do campeonatos nacionais e que tem sido dominado por clubes espanhóis, com 26 triunfos contra 17 dos portugueses.
Campeões em título e líderes das respetivas competições, este é o quarto duelo entre advogados e queijeiros, registando-se um pleno de vitórias para o XV português: 1999 (16-20, em Valladolid), 2013 (41-11, Lisboa) e 2015 (22-12, no CAR Jamor).
«É um jogo único, muito tradicional, difícil e de prestígio. O Direito é um clube com sentido de pertença, temos jogadores amadores com muito coração», salientou a A BOLA, Enrique Pichot, treinador argentino do lisboetas.
«Será um jogo especial contra uma equipa profissional composta por argentinos, ingleses e sul-africanos», acrescentou o técnico ao referir-se ao campeão espanhol onde atuam 10 internacionais espanhóis, dois de origem argentina e fijiana, dois neozelandeses, um georgiano, um sul-africano, um galês e três argentinos. Um dos quais internacional pelos Pumas.
«Temos muito carinho por esta competição. Custou-nos muito conseguir o primeiro título [2014] e enfrentaremos a única equipa a quem nunca ganhámos», recordou por seu lado o treinador espanhol Diego Merino, em conferência de imprensa, em Valladolid, antes da partida para a capital portuguesa.
«[Direito] É uma equipa que nos complica a vida, sabe utilizar as suas armas e tem uma idiossincrasia muito pessoal. Defendem bem e têm muita força em casa. É um jogo em que temos de dar tudo», realçou o líder da formação detentora do maior palmarés de taças ibéricas, seis, cinco delas consecutivas. A última conquistada em Lisboa, frente ao CR Técnico, em 2021/2022.
Se o VRAC é o grande campeão do duelo ibérico – ganhou por duas ocasiões o CDUL e o Belenenses, Agronomia e Técnico -, tendo perdido uma vez frente ao Benfica, outra contra os Universitários e as tais três finais diante os advogados, o Direito, é a besta negra dos espanhóis.
Trata-se do clube português mais titulado: 4 Taças a par do Benfica. Ergueu o último troféu em 2014 e saiu derrotado em cinco embate, o último em 2016, diante o El Salvador (na foto), outro dos grandes clubes de Espanha e de Valladolid.
Criada em 1965, até 1971 o modelo competitivo da Taça Ibérica incluía os campeões e vice-campeões de ambos os campeonatos na Península Ibérica para disputar as meias-finais, 3.º e 4.º lugar e a final. A prova viria a ser suspensa, pela primeira vez, entre 1971 e 1982, para depois ser retomada em 1983. A pausa seguinte deu-se de 2009 a 2011.
Advogados e queijeiros unidos pelo número 12
O clube espanhol foi fundado em 1986 (a origem recua ao Colégio N. Sra. de Lourdes na década de 70 do século passado) e é conhecido como os El Queso, devido à forte ligação ao sector lácteo da região de Valladolid, capital do râguebi espanhol. Tem 12 títulos nacionais e seis taça ibéricas.
Já o Grupo Desportivo Direito nasceu nos bancos das salas de aula da Faculdade de Direito. Os advogados, campeões pela primeira vez em 1999, tal como o seu adversário, somam 12 títulos e 4 trofeus ibéricos.