Daniel Monteiro vence eleições para a Confederação do Desporto
Com uma vantagem de apenas dois votos sobre Ricardo José, da lista C, num universo de 52 associados votantes e inscritos, ao contabilizar um total de 26 votos Daniel Monteiro, da lista A, foi eleito, esta segunda-feira, novo presidente da Confederação do Desporto de Portugal numa segunda volta da eleição para o quadriénio 2023-2027.
Monteiro sucede assim a Carlos Paula Cardoso, de 76 anos, que liderava o organismo há cinco mandatos, desde outubro de 2002, quando o cargo ficou vazio por José Manuel Constantino, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal, na altura ter assumido a presidência do Instituto Nacional de Desporto, atual Instituto Português do Desporto e Juventude.
Curiosamente, há quatro anos Paula Cardoso havia derrotado precisamente Daniel Monteiro, ex-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, por um escasso voto, tendo então exercido o direito de votação 46 de 47 federações desportivas num acto que, pela primeira vez, contara com duas listas.
Desta feita, houve três candidatos a presidente, mas Filipa Godinho, da lista B, ficou de fora da segunda volta quando na primeira votação, realizada há uma semana, e em que não houve maioria absoluta, apenas conseguiu ter 15 votos, contra os 19 de Monteiro e 18 de Ricardo José, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas.
Juntamente com Daniel Monteiro foram também eleitos Miguel Teixeira para presidente da Assembleia Geral, Luís Ferreira assume a liderança do Conselho Fiscal e Luís Paulo Relógio o Conselho Jurídico.