Críticas ao VAR em França: «Serve para quê?»
Loic Fery, presidente do Lorient, deixou duras críticas ao VAR do encontro com o Brest, da 27.ª jornada da Ligue 1, queixando-se de uma grande penalidade que terá ficado por marcar a favor da sua equipa.
«Basta. A forma como o VAR é utilizado é um enorme problema. É um escândalo», escreveu, durante o encontro, nas redes sociais. Mais tarde, já depois do apito final, o dirigente voltou a deixar um reparo à arbitragem.
Cela suffit. La manière dont la VAR est utilisée est un ÉNORME problème. Scandale. @Ligue1UberEats @FCLorient
— Loic FERY (@LoicFery) March 31, 2024
«Os árbitros não querem reverter as decisões, porque, se o fizerem, são sancionados. Se o VAR chama o árbitro, há problema, mas, em vez de reconhecerem o erro, que é humano, optam por não ver nada. E, agora, vão explicar-nos, com uma regra desconhecida, que não houve nada. O VAR serve para quê? Custa muito dinheiro e é utilizado de maneira diferente dependendo do clube», atirou, citado pelo L’Équipe.
«Quero que as comunicações entre os árbitros e o VAR sejam tornadas públicas. É o mínimo que podem fazer. Caso contrário, vamos colocar oficiais de justiça ao lado do VAR para entenderem», completou.
Régis Le Bris, treinador do Lorient, também deixou críticas: «A decisão parece-me questionável. Aparentemente as regras estão a evoluir, mas nunca são favoráveis ao Lorient, uma vez que não temos qualquer penálti desde o início da época.»
VÍDEO QUE PODE INTERESSAR: