Kiko Costa e Salvador Salvador na Equipa Ideal do Euro 2026

Lateral direito foi considerado o melhor da posição e o melhor jogador jovem da competição, lateral esquerdo foi o melhor defesa

Kiko Costa e Salvador Salvador são os dois portugueses representados na Equipa Ideal do Campeonato Europeu de Andebol. O primeiro foi considerado o melhor lateral direito e o melhor jogador jovem da prova e o segundo foi distinguido como o melhor defesa.

A Equipa All-Star da competição foi anunciada antes da final, que se disputará na tarde deste domingo, pelas 17 horas, entre Dinamarca e Alemanha. A seleção final resultou da combinação de milhares de votos de mais de 12 mil adeptos, da avaliação de um painel de especialistas e da confirmação por parte da Federação Europeia de Andebol.

Kiko Costa, nomeado para Jogador Jovem do Ano e que é, à entrada para a final, o melhor marcador da competição — tem 61 golos marcados, os mesmos que o finalista Gidsel e mais cinco que Pedersen, também ele dinamarquês —, foi o único a acumular duas distinções diferentes, a de melhor lateral direito e de melhor jogador jovem da competição. A Equipa Ideal do torneio conta com jogadores de seis seleções diferentes, incluindo dois de Portugal e de ambos os finalistas, Dinamarca e Alemanha. A distinção abrange as sete posições de jogo, o melhor defesa, o melhor jogador jovem e o MVP da competição, prémio atribuído a Mathias Gidsel, o primeiro dinamarquês a ser considerado o melhor jogador de um Europeu.

Eis a equipa All-Star do Campeonato da Europa de Andebol

  • Guarda-redes: Andreas Wolff (Alemanha)

  • Ponta esquerda: August Pedersen (Noruega)

  • Lateral esquerdo: Simon Pytlick (Dinamarca)

  • Central: Gísli Kristjánsson (Islândia)

  • Lateral direito: Kiko Costa (Portugal)

  • Ponta direita: Mario Šoštarić (Croácia)

  • Pivô: Johannes Golla (Alemanha)

  • Melhor defesa: Salvador Salvador (Portugal)

  • Melhor jogador jovem: Kiko Costa (Portugal)

  • MVP: Mathias Gidsel (Dinamarca)