Conselho de Arbitragem vai punir árbitro e assistente do Santa Clara-Sporting
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol prepara-se para deixar fora das nomeações das próximas semanas o árbitro João Gonçalves e o assistente Ângelo Pinheiro, que ontem dirigiram o Santa Clara-Sporting. Em causa o lance que esteve na origem do segundo golo leonino — seria pontapé de baliza, de acordo com o que se pode verificar nas imagens televisivas, mas acabou por ser um canto a favor do Sporting, na sequência do qual Morten Hjulmand apontou o tento da vitória leonina.
O VAR, de acordo com o protocolo em vigor, está impedido de avaliar este lance, visto que não se tratou de golo, penálti, atitude para expulsão ou engano na amostragem de cartões. Cantos ou livres, mesmo precedendo golos, estão fora deste âmbito.
Ainda assim, A BOLA sabe que a atual gerência do Conselho de Arbitragem está determinada em responsabilizar igualmente os árbitros e assistentes pelas decisões tomadas em tempo real e não gostou do que viu na transmissão televisiva do Santa Clara-Sporting.
Além de uma previsível nota negativa, o CA prepara-se, desta forma, para deixar árbitro e assistente fora de jogo nas próximas jornadas, tentando com este tipo de medidas responsabilizar, também, as equipas de campo, sobretudo em questões nas quais o VAR não pode intervir.