Sérgio Conceição sofreu, diante da Lazio, a terceira derrota seguida nos 'rossoneri'

«Conceição? Treinar o Milan não é o mesmo que treinar o FC Porto»

José Altafini, antigo avançado dos rossoneri, 'pede' técnico italiano

José Altafini, antigo avançado do Milan, juntou-se às vozes críticas em torno do comando técnico do emblema de Milão, a cargo de Sérgio Conceição. O português não convenceu e o ex-jogador explica porquê com base na exigência do desafio em Itália.

«Respeito os objetivos importantes alcançados por Conceição em Portugal, mas no Milan — depois de um bom começo com a conquista da Supertaça de Itália — os resultados têm sido negativos. Treinar o Milan não é o mesmo que treinar o FC Porto», analisou em declarações ao Tuttosport.

Depois da crítica ao antigo técnico dos dragões, que sucedeu a Paulo Fonseca no cargo, José Altafini questionou as escolhas da direção na altura de contratar o homem do leme: «Não percebo porque é que o clube vai sempre buscar treinadores estrangeiros, quando há tantos bons entre os italianos.»

E deu exemplos. «Entre os jovens, acho que [Roberto] De Zerbi e [Vincenzo] Italiano são muito bons. Vejo-os bem ao comando de um grande clube como o Milan. O importante, no entanto, é que a direção tenha um plano claro. Não se pode cometer erros depois desta época», defendeu.

Questionado sobre o que falta a este Milan, deu resposta curiosa: «O futebol é simples — é preciso um guarda-redes que defenda, um avançado que marque golos, um defesa forte e um médio que saiba criar jogo, depois, para o resto, basta que os outros jogadores corram.»

«O Milan não tem, acima de tudo, o herdeiro de Kjaer: precisa de um defesa-central de topo que comande a defesa e seja duro na marcação dos adversários. No verão, a prioridade deve ser a compra de um grande defesa», sublinhou.