«Com uma paragem sem problemas nas boxes, Verstappen teria vencido»
Helmut Marko, consultor da Red Bull, acredita que o incidente com Andrea Kimi Antonelli na boxe durante a sprint do Grande Prémio de Miami roubou a Max Verstappen a hipótese de lutar pela vitória. Assim, tudo ficou mais fácil para os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, que terminaram nos dois primeiros lugares nos Estados Unidos.
Piastri liderou desde a partida, Verstappen saiu em terceiro, mas logo nas primeiras voltas, com pneus intermédios, ficou evidente que não conseguiria acompanhar o ritmo dos dois McLaren devido ao desgaste acentuado.
A pista secou e a mudança de pneus intermédios para macios deu ao tetracampeão mundial a esperança de voltar a lutar pela vitória – parou na boxe na 13.ª volta, sendo um dos primeiros entre os líderes a fazê-lo.
No entanto, à saída da boxe da Red Bull, Max atingiu Andrea Kimi Antonelli, que estava na via e não conseguiu parar. Verstappen foi penalizado com 10 segundos e, após terminar em 4.º lugar, caiu para 17.º.
O impacto danificou parte da asa dianteira do Red Bull, mas acabou por não ter impacto, já que as últimas voltas foram atrás do safety car.
«Foi um erro nosso e, sem esse incidente, tínhamos hipóteses de vitória, pois estávamos quatro segundos por volta mais rápidos com os slicks em comparação com os outros com pneus intermédios. Não estávamos tão atrás, recuperámos 4 segundos por volta e eles pararam mais tarde na boxe. Estou convencido de que com o Max poderíamos ter vencido.»
Tal como Verstappen, Marko recusou-se a admitir que um terceiro problema na boxe em três corridas constituísse uma tendência e explicou também que esses erros não estão relacionados com a saída de Jonathan Wheatley, que deixou o cargo de diretor desportivo para integrar a Sauber.
«É uma coincidência. Cada problema teve uma causa diferente. Não é o mesmo erro, trata-se de erro humano.»
Após a sprint de hoje, Verstappen está agora a 19 pontos do líder Oscar Piastri, que terminou em segundo lugar, atrás do companheiro de equipa Lando Norris.