Clube cai da liderança para penúltimo por causa de atleta que nem jogou
A classificação do campeonato estadual do Rio Grande do Norte ficou virada do avesso nesta sexta-feira, depois de duas equipas terem sido punidas com a perda de pontos pela mesma razão: inscrição de atleta amadores na ficha de jogo.
O caso mais dramático foi o do América-RN que liderava o Potiguar com três vitórias e um empate em três jornadas, e que caiu para o penúltimo lugar, com oito pontos negativos, fruto dos 18 pontos deduzidos.
O clube conhecido como Alvirrubro de Natal está apenas à frente do Potyguar Seridoense, que perdeu 15 pontos.
Os dois clubes punidos foram denunciados por outras equipas do campeonato e no caso do América a situação torna-se ainda mais insólito uma vez que Elias, o jogador em causa, nunca saiu sequer do banco de suplentes nos três jogos em que foi incluído na ficha de jogo.
O clube já se manifestou em comunicado, defendendo que se tratou de um problema de interpretação do regulamento.
«Inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato. A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes».
Os clubes penalizados recorreram do castigo e uma das possibilidades em cima da mesa passa pela interrupção da competição até que o caso seja resolvido.