Chuva intensa e vento forte: depressão Joseph causa estragos em Portugal continental
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou quase 100 ocorrências entre as 00:00 e as 06:30 relacionadas com o mau tempo por causa da depressão Joseph, a maioria quedas de árvore e inundações.
Segundo informações do site da ANEPC, às 06:30, as zonas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Região de Aveiro, Coimbra, Leiria, Oeste e Grande Lisboa. A maioria das ocorrências deveu-se a quedas de árvores, inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa, limpezas de via, queda de estruturas e movimentos de massa. Fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), citada pela Lusa, referiu que há muitas estradas cortadas em Portugal continental.
Na segunda-feira, foram registadas mais de 700 ocorrências, até às 20 horas devido ao mau tempo em Portugal continental, que afetaram sobretudo a região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, levando ao realojamento de uma família no concelho de Oeiras.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou, na segunda-feira, para vermelho os avisos pela agitação marítima e para laranja devido à queda de neve, devido aos efeitos da depressão Joseph na passagem por Portugal continental.
Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa do vento forte com rajadas até 80 quilómetros por horas, sendo até 100 nas terras altas, até às 15 horas desta terça-feira e entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira. Os 18 distritos estão igualmente sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.
Artigos Relacionados: