David Patrício, treinador do Nantong Zhiyun

China: Nantong Zhiyun de David Patrício goleia fora e fica próximo da manutenção

Jovem treinador português, que tinha iniciado a época, coloca a equipa a depender apenas de si própria para fugir à despromoção

O Nantong Zhiyun, nesta fase final do campeonato de novo sob a liderança do treinador português David Patrício, de 39 anos, goleou fora, por 4-0, o Meizhou Hakka, em jogo da 29.ª e penúltima jornada da Superliga chinesa realizado no Wuhua County Olympic Sports Centre. Mais uma vez com o avançado luso-guineense Romário Baldé, de 26 anos, no onze e em plano de destaque (substituído aos 90+2.

Com formação no Benfica, e passagens por Tondela, Académica, Gil Vicente e Leixões, Romário Baldé é uma das principais figuras do Nantong Zhiyun, com cinco golos e quatro assistências em 28 jogos oficiais. Antes do êxito nesta experiência na China, o avançado jogou na Polónia (Lechia), Chipre (Doxa e AEL Limassol) e Tailândia (Ratchaburi).

Com este triunfo, o Nantong Zhiyun interrompeu uma série extremamente negativa de cinco derrotas consecutivas (seis se contabilizarmos, também, o adeus à Taça da China nos quartos de final) no campeonato, partindo para o derradeiro jogo (em casa, frente a Tianjin Jinmen Tiger, a 4 de novembro) na 14.ª posição, com 22 pontos, mais dois que Dalian Pro, a primeira equipa em zona de despromoção.

De recordar que com o Nantong Zhiyun há algum tempo estacionado no 14.º e antepenúltimo lugar do campeonato, os responsáveis do clube recorreram, de novo, a David Patrício para liderar a equipa nas derradeiras jornadas do campeonato e tentar, assim, evitar a despromoção. 

O treinador português, a cumprir a quarta temporada no clube, foi o responsável, há um ano, recorde-se, pela subida de divisão, tendo justificado a confiança para iniciar, em 2023, a competição. Substituído, depois, pelo espanhol Gabri, David Patrício manteve-se como coordenador técnico, reassumindo, agora, a liderança da equipa.