Festejos dos jogadores do Chelsea depois do golo de Enzo Fernández
Festejos dos jogadores do Chelsea depois do golo de Enzo Fernández

Chelsea quebra incrível domínio espanhol em finais

Betis chegou à Polónia com a história do seu lado. 23 finais disputadas por formações espanholas e... 23 vitórias. 'Blues' não foram na conversa e ergueram o troféu. Londrinos juntam a Conference League a Champions e Europa League

O Chelsea contrariou a história recente e quebrou o incrível domínio espanhol em finais. O Betis, de William Carvalho, chegou à Polónia para jogar uma final europeia pela primeira vez e tinha a história do seu lado.  

Nos últimos 23 anos, os espanhóis tinham um registo impressionante de 23 vitórias em 23 finais. Até chegar o Chelsea e derrotar o Betis, tinha de se recuar até 2001 para encontrar um cenário em que isso não tinha acontecido: o Bayern derrotou o Valência na final da UEFA Champions League, nas grandes penalidades (1-1, 5-4). 

Contudo, os londrinos, que contaram com a ajuda do ex-Benfica Enzo Fernández, não foram na conversa e interromperam a longa série. Ou seja, esta vitória marcou o fim de um registo sensacional: pela primeira vez em 24 anos, uma equipa espanhola perdeu uma final europeia contra um adversário não espanhol. Os blues, com Pedro Neto de início, foram para o intervalo em desvantagem, mas conseguiram virar e acabaram a golear. 

De resto, o Chelsea tornou-se na primeira equipa de sempre a vencer as três competições da UEFA em vigor, depois da Champions League 2012 e 2021) e da Europa League (2013 e 2019). Pedro Neto mas também João Félix e Renato Veiga foram campeões.

Sugestão de vídeo: