Catarina Costa fica à beira do pódio no Peru
Ao sofrer um wazari a 1.25m do fim do combate pelo bronze frente à azeri Konul Aliyeva (66.ª do ranking), campeã europeia júnior em 2024, Catarina Costa (16.ª) ficou a uma vitória do pódio dos -48 kg no Grand Prix de Lima, no Peru.
Prova na qual a judoca da Académica de Coimbra, atual vice-campeã da Europa, era a única lusa em competição neste regresso de Portugal ao Circuito Mundial desde o Grand Slam de Ulan Bator (Mongólia), no final de Julho.
Catarina, de 29 anos, que surgia na competição como principal cabeça de série, começara a prova a eliminar a americana Anat Tsyrlin (132.ª), perdendo depois nos quartos de final face à brasileira Alexia Nascimento (135.ª) por castigos após 55s de ponto de ouro. Combate onde o treinador João Neto desesperava por a sul-americana não apanhar qualquer castigo por passividade ou falsos ataques sucessivos.
Relegada para a repescagem, Catarina conseguiu chegar ao combate pelo pódio ao superar a alemã Sarah Ischt (25.ª) por ippon aos 43s do prolongamento, mas depois nunca conseguiu inverter a desvantagem face a Aliyeva para chegar à sua 15.ª medalha no Circuito.