Catarina está de volta ao Circuito Mundial após alguns meses sem competir     fotografia Emanuele Di Feliciantonio
Catarina está de volta ao Circuito Mundial após alguns meses sem competir fotografia Emanuele Di Feliciantonio

Catarina Costa fica à beira do pódio no Peru

Vice-campeã europeia perdeu no combate para o bronze com a campeã europeia júnior de 2024

Ao sofrer um wazari a 1.25m do fim do combate pelo bronze frente à azeri Konul Aliyeva (66.ª do ranking), campeã europeia júnior em 2024, Catarina Costa (16.ª) ficou a uma vitória do pódio dos -48 kg no Grand Prix de Lima, no Peru.

Prova na qual a judoca da Académica de Coimbra, atual vice-campeã da Europa, era a única lusa em competição neste regresso de Portugal ao Circuito Mundial desde o Grand Slam de Ulan Bator (Mongólia), no final de Julho.

Catarina, de 29 anos, que surgia na competição como principal cabeça de série, começara a prova a eliminar a americana Anat Tsyrlin (132.ª), perdendo depois nos quartos de final face à brasileira Alexia Nascimento (135.ª) por castigos após 55s de ponto de ouro. Combate onde o treinador João Neto desesperava por a sul-americana não apanhar qualquer castigo por passividade ou falsos ataques sucessivos.

Relegada para a repescagem, Catarina conseguiu chegar ao combate pelo pódio ao superar a alemã Sarah Ischt (25.ª) por ippon aos 43s do prolongamento, mas depois nunca conseguiu inverter a desvantagem face a Aliyeva para chegar à sua 15.ª medalha no Circuito.