Jogadores do Casa Pia a prepararem-se para o treino - Foto: Casa Pia
Jogadores do Casa Pia a prepararem-se para o treino - Foto: Casa Pia

Casa Pia regressa aos trabalhos com duelo inédito (este século) à vista

Equipa de Gonçalo Brandão esteve de folga na segunda-feira e vai defrontar o Alverca no sábado

Depois de um dia de folga, o Casa Pia regressou aos trabalhos esta terça-feira com todos os jogadores fisicamente disponíveis - Kiki, Clau Mendes, Svensson e Tchamba de fora - e os olhos postos na receção ao Alverca. Esse é o seu adversário da 12.ª jornada da Liga, um duelo que vai ser inédito, este século, apesar dos dois clubes se terem encontrado na pré-época (3-2 para os gansos).

A última vez que os dois clubes se defrontaram num jogo oficial foi em 1995, na altura na terceira divisão (zona sul), e os ribatejanos levaram a melhor, por 1-0. Nunca se encontraram nem na segunda nem na primeira divisão, apenas uma vez na Taça de Portugal, em 1971, e o Alverca venceu por 2-0 na primeira fase da competição.

O confronto direto é positivo para a formação orientada por Custódio Castro: 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, mas a verdade é que a sua equipa não venceu nenhum dos últimos 5 jogos. Foram quatro derrotas, incluindo eliminações da Taça da Liga frente ao Sporting ( 1-5) e Taça de Portugal contra o União de Leiria (2-2, penáltis), e um empate na última jornada em Vila do Conde com o Rio Ave (1-1).

Por outro lado, o Casa Pia reagiu aos dois desaires pesados consecutivos - SC Braga (0-4) e Estrela da Amadora (3-5) - e somou um ponto no Estádio da Luz (2-2 ao Benfica), além de eliminar o Alpendorada (3-0), fora de casa, da Taça de Portugal. Gonçalo Brandão pretende somar mais uma vitória este sábado e ultrapassar o seu adversário na tabela classificativa, afastando-se também da zona de despromoção.

Esta terça-feira ficou também a conhecer o seu adversário da próxima fase na Taça de Portugal: é o Torreense, da Liga 2, e tem a vantagem de jogar como visitado. Se passar aos quartos de final, terá pela frente o Vila Meã ou o União de Leiria, escapando portanto a confrontos com equipas da principal divisão.