Cardiff reclama mais de €100M pela morte de Sala em disputa legal com o Nantes
O desfecho legal do caso da morte de Emiliano Sala está cada vez mais perto de ser conhecido. Representantes legais de Nantes e Cardiff City foram ouvidos no Tribunal Comercial da cidade francesa esta segunda-feira.
Na origem da audiência está o processo instaurado pelo clube inglês em 2023, para ser ressarcido pela perda de receita no valor de cerca de 120 milhões de euros, na sequência da morte de Sala, a 21 de janeiro de 2019.
O avançado argentino faleceu na sequência da queda do avião que o transportava até Cardiff, no Canal da Mancha, dois dias depois de ter sido apresentado como o novo reforço de inverno do clube galês. O controlador aéreo e organizador do voo, considerado posteriormente que não seguiu os procedimentos legais, David Henderson, foi condenado a 18 meses de prisão, em outubro de 2021.
O Cardiff defende que o Nantes teve responsabilidade na organização do voo privado e ilegal que se revelou fatal para Sala. Já os gauleses, acusaram o clube galês de «tentar manchar a reputação» e considerou «triste ver que explorou a tragédia tornou-a numa farsa legal».
Na sequência das queixas do Cardiff, o Nantes reclamou um milhão de euros por «danos morais», nesta audiência. Em 2023, o Tribunal Arbitral do Desporto condenou o clube galês a pagar cerca de 11 milhões de euros à equipa francesa.
A decisão do tribunal de Nantes será conhecida a 30 de março de 2026.