Campeonato cancelado por suspeitas de corrupção e manipulação de resultados
Com 14 votos a favor, dois contra e uma abstenção, o Conselho Superior da federação de futebol da Bolívia decidiu, esta terça-feira, cancelar o campeonato da presente temporada, depois de ter estalado um escândalo de corrupção e manipulação de resultados entre jogadores, árbitros e dirigentes. O caso já está entregue ao Ministério Público local.
A federação boliviana, explicou o presidente, Fernando Costa, vai consultar a CONMEBOL para aferir a possibilidade de realizar um torneio de curta duração, até final do ano, para decidir o campeão, as equipas despromovidas e os apurados para as competições continentais (Libertadores e Sul-Americana).
La temporada de la Primera División de Bolivia 🇧🇴 fue anulada por "serios indicios" de arreglo de partidos en sus dos torneos. Fue confirmado por el Consejo de la División Profesional. Se jugará un campeonato extraordinario entre septiembre y diciembre. 👇pic.twitter.com/O6H5Erf2fD
— VarskySports (@VarskySports) September 5, 2023
Na segunda-feira, a imprensa boliviana publicou áudios com o presidente de um clube a dar ordens para o árbitro, Gaad Flores, pedindo-lhe que houvesse cinco golos no jogo – três na primeira parte, dois na segunda. Foram disputadas 24 das 32 jornadas previstas e era o The Strongest que liderava a classificação, com 49 pontos, seis à frente do Nacional Potosí.