Richardson já conquistou duas medalhas olímpicas - Foto: IMAGO

Campeã mundial dos 100m detida por... excesso de velocidade

Sha’Carri Richardson circulava, alegadamente, a cerca de 167 km/h, comportamento que motivou a detenção

A campeã olímpica e mundial dos 100 metros, Sha’Carri Richardson, viu a sua velocidade — normalmente sinónimo de glória nas pistas — transformar-se num episódio insólito fora delas. A velocista norte-americana foi detida na quinta-feira, na Flórida, por condução perigosa... e excesso de velocidade.

Richardson, de 25 anos, foi intercetada pelas autoridades às 19h39 locais, depois de alegadamente circular a cerca de 167 km/h. De acordo com um porta-voz do gabinete do xerife do condado de Orange, citado pela BBC Sport, a atleta seguia demasiado perto de outros veículos e mudava de faixa de forma perigosa para efetuar ultrapassagens, comportamento que motivou a detenção.

A ironia do caso não passou despercebida: uma das mulheres mais rápidas do planeta acabou travada pela polícia por ir depressa demais… longe da pista. A fiança foi fixada em 420 euros.

Não é, contudo, o primeiro episódio polémico na carreira da atleta. Em agosto, Richardson foi detida por suspeitas de violência doméstica, tendo sido libertada no dia seguinte e declarado que iria procurar ajuda. Em 2021, falhou os Jogos Olímpicos de Tóquio depois de um controlo antidoping positivo por consumo de marijuana.

Sha’Carri Richardson é uma das figuras maiores do atletismo mundial. Em 2023, sagrou-se campeã do mundo dos 100 metros, em Budapeste, e nos Jogos Olímpicos de Paris conquistou a medalha de prata na mesma distância, além do ouro na estafeta 4x100 metros.