Camarões vencem África do Sul e seguem em frente na CAN
Os Camarões venceram a África do Sul por 2-0 e selaram a qualificação para os quartos de final da CAN. A inferioridade estatística dos comandados de David Pagou, que escalou o ex-FC Porto Danny Namaso no onze, não se traduziu no resultado final.
O antigo jogador do Vitória de Guimarães Lyle Foster liderou a irreverência ofensiva sul-africana na primeira parte que até deu em golo, aos 14', que foi anulado por fora-de-jogo. A frieza dos Camarões e as intervenções do guardião Epassy nos momentos-chave da partida fizeram a diferença.
O ala Junior Tchamadeu aventurou-se no ataque aos 34' e foi recompensado com uma oportunidade para inaugurar o marcador, após uma defesa incompleta de Ronwen Williams. O remate certeiro do jogador do Stoke City permitiu que os Camarões chegassem ao intervalo em vantagem.
Após o reatamento, Christiane Kofane apareceu no sítio certo para emendar um cruzamento de Nagida para o fundo das redes da África do Sul. O segundo golo camaronês logo aos 47' não desanimou os bafana bafana que esbarram num super Epassy, que limpou ocasiões de perigo aos 60' e aos 70'.
Kofane foi o jogador mais inconformado no lado dos Camarões que, no período de maior tranquilidade no jogo, acabou por sofrer. Aubrey Modiba abriu a porta do golo de Makgoba, aos 88', que relançou as contas da partida.
O autor do primeiro golo sul-africano podia ter bisado em cima dos 90', mas um desvio de cabeça na sequência de uma rara falha de Epassy passou caprichosamente ao lado da baliza adversária. Os Camarões selaram a qualificação para os quartos de final da CAN, onde vão defrontar Marrocos.