Cabo Verde: Bruno Varela falha CAN e justifica decisão
Bruno Varela já não vai desfalcar a baliza do Vitória de Guimarães no início de 2024. O guarda-redes não vai representar Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações (CAN) por «decisão pessoal».
A justificação foi dada pelo selecionador, Pedro Brito ‘Bubista’, no início da convocatória para a prova, que vai ser disputada na Costa do Marfim, de 13 de janeiro a 11 de fevereiro.
Através da redes sociais, o guarda-redes dos vimaranenses explicou a decisão, tomada por não ter participado em qualquer jogo do apuramento para a competição.
A lista inclui cinco jogadores que atuam em Portugal: os guarda-redes Márcio da Rosa (Anadia) e Dylan Silva (Sintrense), o lateral-direito João Correia (Chaves), o médio Carlos Fernandes ‘Cuca’ (União Leiria) e o avançado Hélio Varela (Portimonense).
«Esta convocatória tem a ver com equilíbrio. Temos três jogadores que estavam na CAN anterior e temos seis das camadas mais jovens, tentamos sempre fazer uma mescla de experiência com juventude», resumiu o selecionador.
O regresso do avançado Djaniny Semedo, do Al Fateh (Arábia Saudita), e a estreia de Laros Duarte, jogador do Groningen (Países Baixos), são as principais novidades.
Os Tubarões Azuis vão iniciar a preparação a 1 de janeiro, em Tróia (Portugal). A quarta participação da seleção de Cabo Verde no CAN arranca a 14 de janeiro, frente ao Gana. Cinco dias depois o adversário é a seleção de Moçambique, que também integra o Grupo B, e depois o Egito, de Rui Vitória, no dia 22 de janeiro.