Brawn campeão mundial vendido por mais de três milhões de euros
O Brawn GP BGP 001/01, um dos três chassis construídos pela equipa na histórica temporada de 2009, foi leiloado pela Bonhams no Grande Prémio de Miami e vendido por 3,361 milhões de euros.
O carro foi pilotado por Rubens Barrichello durante grande parte do ano — vitórias no GP da Europa e no GP da Itália, além de quatro pódios, numa época histórica em que a equipa surpreendeu tudo e todos conquistando título mundial de construtores e de pilotos, com Jenson Button a sagrar-se campeão do Mundo.
Em 2010, Jenson Button reivindicou um carro como parte do seu contrato de campeão mundial, levando a uma disputa judicial com a Mercedes antes de finalmente receber o BGP 001/01, que permaneceu com ele até 2024 antes de ser vendido a um colecionador.
The 2009 F1 world championship winning Brawn has sold for $3.8m at auction at the #MiamiGP 💰🏆 pic.twitter.com/zuqKlnfx0h
— Autosport (@autosport) May 4, 2025
No final da temporada de sucesso de 2009, a Brawn foi vendida aos alemães, que se ofereceram para construir uma réplica do BGP 001 para o britânico. Ele rejeitou a oferta e processou a Mercedes, exigindo um chassis oficial, como previsto em contrato. O carro de Barrichello, então, foi oferecido e aceite pelas duas partes.
Os outros dois chassis da Brawn GP nunca foram vendidos.
O 001/02, utilizado por Button durante toda a temporada e com o qual conquistou o título em 2009, pertence a Ross Brawn e continua a funcionar, tendo sido exibido em eventos como o Goodwood Festival of Speed.
O 001/03, o último chassis da equipa, está nas mãos da Mercedes, no Museu de Silverstone, apesar de já ter estado como carro de demonstração da fabricante alemã durante algum tempo.
«Este carro representa o maior conto de fadas da Fórmula 1, com um design revolucionário e que redefiniu o que era possível na categoria», disse Louis Frankel, da casa de leilões Bonhams. «O chassi 001/01 é um pedaço da história do automobilismo e sua oferta em leilão cativará colecionadores de todo o mundo», anunciou.
1954 British GP - Silverstone 🇬🇧🏁
— Retromania 36.2 K+ 🆑assics & M🅾️torsport Lovers (@Retromania4ever) May 2, 2025
The Mercedes W196 streamliner of Karl Kling 🇩🇪 sits quietly while admired by press and public.#Motorsport pic.twitter.com/WnsQFzP2Ns
A venda do carro não foi, porém, um sucesso como se poderia imaginar tendo em conta outros negócios semelhantes. O recorde em leilões de monolugares de F1 pertente ao Mercedes W196R de 1955 arrematado por 47,6 milhões de euros, valor que superou o recorde anterior de um outro W196R, vendido por 26,1 milhões de euros em 2013.
O terceiro carro de F1 mais caro leiloado também é um Mercedes, o W04 de Lewis Hamilton, arrematado por 16,6 milhões de euros em 2023.
This is the #Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe. Famous for being the most expensive car ever sold, with a staggering price of $143million. What a rare occasion to see it in action #FOS #Mercedes300SLR pic.twitter.com/7H5vBI3dyz
— Goodwood FOS (@fosgoodwood) June 16, 2024
O carro mais valioso já leiloado continua a ser o Mercedes 300 SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, vendido por cerca de 125,6 milhões de euros em 2022.