Globoesporte
Globoesporte

«O mestre ridiculariza o aspirante»: o épico apuramento do Benfica visto lá fora

Milagre do Benfica com destaque natural na imprensa internacional, sobretudo em Espanha

A passagem do Benfica para o play-off de apuramento para os oitavos de final da Champions League, garantida de forma épica, com um golo do guarda-redes Trubin ao minuto 90+8, a fechar uma vitória por 4-2 sobre o Real Madrid, teve destaque amplo na imprensa internacional.

Sobretudo na comunicação social espanhola, como seria de esperar, que não se limita a dissecar o desaire da equipa merengue, que falhou o apuramento direto, mas também valoriza o feito da equipa de José Mourinho.

«Sinistro total em Lisboa», era a manchete do site do jornal AS depois do encontro. «O Madrid fica condenado ao play-off por força de um jogo desastroso frente ao Benfica. Dois golos de Mbappé reduzem ao mínimo uma derrota merecida», acrescenta a crónica, que faz referência a José Mourinho como «grande treinador e propagandista». «Preparou excelentemente a emboscada com uma estratégia de autor: pressionar muito e resolver com verticalidade», resume.

Galeria de imagens 8 Fotos

A Marca diz que Mourinho «tirou as cores ao Real Madrid». «O Benfica, dominante, conseguiu a qualificação, desmontando o efeito Arbeloa e eliminando o Real Madrid dos oito primeiros», acrescenta o jornal da capital espanhola, que destaca o golo de Trubin. «Na Luz, onde conquistou a glória europeia, e perante o Glorioso, o Madrid disse adeus ao top 8 mostrando todos os seus defeitos, que não são poucos», refere ainda a Marca, que viu um Benfica «fiel ao estilo de Mourinho». «Uma equipa séria, agressiva, que deixou a alma em cada duelo».

Na Catalunha a análise é mais corrosiva, como também não é de estranhar. «O mestre ridiculariza o aspirante», escreve o Sport, na sua edição digital. O Mundo Deportivo destaca que Mourinho «afasta o Real». «Não foi um passo atrás dos blancos. Foi um desastre completo para a equipa de Arbeloa», sustenta.

No caso do L'Équipe, o foco está na consequência do golo de Trubin, que eliminou o Marselha da Champions.

A Gazzetta dello Sport já olha para um possível reencontro do Inter de Milão com Il Speciale. «A loucura habitual de Mourinho: elimina De Zerbi ao minuto 97 com um golo do guarda-redes», escreve a publicação italiana. «Mais uma vez Mourinho, no último minuto, de uma forma louca, da forma mais inesperada».

A BBC também coloca o foco no golo de Trubin, e destaca ainda a queda do Real Madrid, que entrou em campo no terceiro lugar e acabou o jogo na nona posição, fora do apuramento direto para os oitavos de final.

O Globoesporte escreve que Trubin «foi das vaias ao heroísmo». «O curioso é que, dois minutos antes [do golo apontado], o ucraniano fez cera, sem saber que a equipa estava eliminada. No momento, a torcida no Estádio da Luz vaiou o Camisa 1. A transmissão de TV focou na imagem do presidente e ex-jogador Rui Costa reclamando da atitude de Trubin», descreve.