Nova SAD dos rioavistas promete total empenho para potenciar o crescimento do clube. (Foto: Rio Ave)

Boaz Toshav e o futuro do Rio Ave: «Manter as coisas boas e elevar o clube em todos os aspetos»

Novo presidente da SAD mostra-se muito satisfeito com o que encontrou em Vila do Conde e diz que a nova equipa dirigente vai trabalhar para catapultar os rioavistas; assume que o projeto é a médio-longo prazo e que «este é o ano zero»; Alexandrina Cruz, presidente do clube e administradora da sociedade desportiva, prevê «um futuro ainda melhor para o Rio Ave»; Diogo Ribeiro, também ele com funções executivas na SAD, fala em «aproveitar o que existe» para ser dado «um passo em frente»

Aí estão as primeiras aparições públicas dos novos elementos da SAD do Rio Ave.

Depois de ontem ter sido formalizada a constituição da sociedade - Boaz Toshav (presidente), Diogo Ribeiro, Alexandrina Cruz e José Maia (administradores) -, este domingo foi a vez de ficarem a conhecer-se algumas das ideias dos representantes da SAD.

O novo modelo societário (que substituiu a Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas até aqui existente nos vila-condenses) é detido em 80 por cento pela RAH Sports Investment Limmmited, terá, então, como presidente o israelita Boaz Toshav, por indicação de Evangelos Marinakis, acionista maioritário da SAD do Rio Ave - o grego também é, recorde-se, proprietário do Olympiakos (Grécia) e do Nottingham Forest (Inglaterra).

Na altura de apresentar-se à massa associativa rioavista, Boaz Toshav mostrou-se bastante agradado com tudo o que encontrou no clube e falou dos objetivos que se pretendem para o futuro.

«Muito obrigado pelo acolhimento caloroso no Rio Ave, no estádio, nas instalações e em Vila do Conde. O nosso propósito é, sobretudo, aproveitar o que têm aqui. E o que vocês têm aqui, no nosso ponto de vista, é fantástico na ligação da comunidade com o clube e do clube tal como é. Não queremos fazer muitas alterações nem revoluções, bem pelo contrário. Queremos manter todas as coisas boas, a comunidade e os valores que encontramos aqui e apenas queremos acrescentar alguma coisa, profissionalismo, ao nível do futebol, ajudar ao nível da construção de instalações e levar o clube a níveis mais elevados em todos os aspetos. Mas, claro, sem esquecer de onde vimos e sem esquecer que o futebol, antes de tudo e sobretudo, pertence à comunidade e às pessoas. Isso é o mais importante no que toca ao futebol. O estado das instalações da academia é melhor do que o de algumas de outros clubes. Iremos ter prioridades, mas iremos melhorar o que considerarmos ter de ser melhorado. Este é o ano zero para nós. Em 2024/2025 queremos estudar, aprender com o que temos aqui e começar a melhorar. Porque isto é uma maratona. Nós vemos as coisas a longo termo. Iremos organizar tudo esta temporada, mas obviamente queremos elevar o clube a níveis mais elevados», anunciou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação do Rio Ave.

Equipa diretiva da nova SAD do emblema de Vila do Conde. (Foto: Rio Ave)

Alexandrina Cruz com um horizonte de confiança

Também Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave e administradora da SAD eleita pela clube (a par de José Maia), deixou palavras de esperança para o futuro.

«São boas notícias para darmos aos sócios do Rio Ave e para Vila do Conde. Foram meses, praticamente um ano, na procura de uma melhor solução para o futuro do Rio Ave. Conseguimo-la de forma profissional e, por isso, o que espero para o Rio Ave, até por todo o trabalho que temos tido em conjunto com o investidor, é um futuro ainda melhor para o Rio Ave», assumiu.

Diogo Ribeiro projeta um «passo em frente»

Além de Boaz Toshav (presidente da SAD), a RAH Sports Investments Limited nomeou também Diogo Ribeiro para administrador da nova sociedade rioavista. O dirigente sublinha o bom trabalho que tem vindo a ser feito e diz que o grande objetivo é apenas retocar para melhorar.

«Não vamos mexer muito no que foi feito. Quem cá estava tem um amplo conhecimento do futebol, o clube tem 85 anos e, portanto, as pessoas percebem o que é o futebol em Portugal. A ideia será pegar em todo esse conhecimento, em todo esse lastro histórico, e aportar valor e dar um passo importante nas infraestruturas e nas sinergias dos conhecimentos sobre futebol. Assim, podermos crescer e fazer com que o clube cresça. A ideia é aproveitar o que existe e darmos um passo em frente», salientou.