Joseph Blatter liderou a FIFA até 2015    Fotografia Imago
Joseph Blatter liderou a FIFA até 2015 Fotografia Imago

Blatter deixa aviso para o Mundial 2026: «Mantenham-se afastados dos EUA»

Ex-presidente da FIFA utilizou as redes sociais e deixou alerta para os adeptos que desejam ir ver o campeonato em território americano face à atual política da administração do país, sobretudo face aos turistas latino-americanos

O antigo presidente da FIFA, Joseph Blatter, juntou-se ao coro de vozes que questionam a realização do Campeonato do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, mas que também se disputará no Canadá e México, manifestando preocupação com as políticas de imigração de Donald Trump e o seu impacto nos adeptos.

A polémica surgiu na sequência de um comentário do advogado suíço anticorrupção, Mark Pieth, que alertou para os potenciais riscos para os adeptos que viajem para o país. Através da rede social X, Pieth foi taxativo no seu conselho.

«Se considerarmos tudo o que discutimos, só há um conselho para os adeptos: Mantenham-se afastados dos EUA!», escreveu o advogado.

Blatter não tardou a reagir, partilhando a publicação de Pieth e acrescentando o seu próprio apoio à crítica. «Acho que Mark Pieth tem razão em questionar este Campeonato do Mundo», afirmou o suíço, ex-dirigente máximo do futebol mundial, alinhando com os receios, especialmente entre os turistas latino-americanos, sobre o ambiente político nos Estados Unidos.

Apesar das controvérsias, o Mundial de 2026, que será organizado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, está a ser promovido como um evento histórico. Será a primeira vez que a competição contará com a participação de 48 seleções, tornando-se na maior edição de sempre do torneio.

Ainda que a maioria dos jogos se realize em solo norte-americano, e apesar das dúvidas levantadas por algumas figuras sobre a segurança dos visitantes, as autoridades continuam a apelar à participação naquela que é considerada a maior festa do futebol mundial.

O Mundial de 2026 será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. Três países que irão receber o maior campeonato de sempre com 48 seleções participantes, entre os quais Portugal que estará integrado no Grupo K, e inicia a competição no Texas, a 17 de junho, frente ao Congo, Jamaica ou Nova Caledónia. Adversário a sair do caminho 1 do play-off intercontinental da FIFA. Fazem já parte da poule Colômbia e Uzbequistão.

A seleção das quinas jogará em três das seguintes cidades: Houston, Atlanta e Miami, nos Estados Unidos, e Guadalajara ou Cidade do México, no México.