John Robertson, lenda do Nottingham Forest
John Robertson, lenda do Nottingham Forest - Foto: IMAGO

Bicampeão europeu pelo Nottingham Forest morre aos 72 anos

John Robertson, antigo internacional escocês, teve o seu nome associado às páginas douradas da história do clube

O Nottingham Forest está de luto com a notícia da morte de John Robertson, icónico ex-jogador do clube, aos 72 anos. O médio-ofensivo escocês, um dos maiores jogadores da história da equipa, associou o seu nome às páginas douradas do clube, vestindo a camisola dos ingleses em dois períodos distintos.

A sua primeira e mais longa passagem foi de 1970 a 1983, tendo regressado para terminar a carreira na temporada de 1985/86. Pelo meio, teve uma passagem de dois anos pelo Derby County.

«É com o coração partido que anunciamos o falecimento da lenda do Nottingham Forest e querido amigo, John Robertson. Um verdadeiro grande do nosso clube e bicampeão da Taça dos Clubes Campeões Europeus, o seu talento inigualável, humildade e dedicação inabalável ao Nottingham Forest jamais serão esquecidos. Os nossos pensamentos estão com a família, os amigos e todos que amavam o John», escreveu o Nottingham Forest, nas redes sociais.

O antigo internacional escocês marcou o único golo na vitória do Nottingham Forest frente ao Hamburgo, garantindo a revalidação da Taça dos Campeões Europeus em 1980. Na época anterior, tinha feito o cruzamento que resultou no golo da vitória de Trevor Francis contra o Malmo.

Pela Escócia, marcou o golo da vitória contra Inglaterra, em 1981, e balançou as redes contra a Nova Zelândia no Mundial de 1982. Representou seu país em 28 ocasiões antes de se tornar adjunto do seu ex-companheiro de equipa do Nottingham Forest, Martin O'Neill, no Wycombe Wanderers, Norwich, Leicester, Celtic e Aston Villa.