Benfica toma posição sobre o caso de Vailupau
O Benfica diz que está a fazer todas as diligências para desbloquear o regresso a Portugal do seu jogador bielorrusso de andebol, Mikita Vailupau, que se encontra na Sérvia sem autorização para entrar no nosso país após o visto de trabalho do atleta, passado pela Hungria, onde jogava antes de ser contratado pelo clube da Luz, ter expirado há cerca de um mês durante uma viagem para representar a seleção.
Fonte dos encarnados, contactada por A BOLA, garante que o caso é muito burocrático e que, desde início, o Benfica está a fazer todas as diligências para que o atleta possa regressar o mais rapidamente possível, mas admite que o clube não tem previsão de quando é que a situação estará resolvida e que aguarda por desenvolvimentos.
Mikita Vailupau, contratado esta época pelo Benfica depois de três temporadas nos húngaros do Veszprém, ausentou-se de Portugal, já neste mês de novembro, para representar a Bielorrússia em dois particulares na Rússia, neste país, em Minsk, mas quando tentou regressar não passou no controlo de fronteiras, devido a ter o visto de trabalho expirado, viajando para a Sérvia.
O ponta, de 30 anos, que em dez jogos disputados pelo Benfica destacou-se ao marcar 73 golos, recorreu às redes sociais para explicar a razão por que está a treinar há dez dias com os sérvios do Vojvodina Novi Sad, e não na Luz.
«Recebi muitas mensagens a perguntar por que é que não estou no Benfica. A razão é que a direção do Benfica não tratou do meu visto de trabalho para que eu e a minha mulher possamos permanecer em Portugal. Para poder viajar, utilizei o visto que tinha na Hungria e quando estava para regressar, alguns dias depois, percebi que estava expirado», escreveu Vailupau na sua conta no Instagram.
«Segundo as regras do país [Hungria], a licença [visto] expira se já não estiver a trabalhar lá [no país]. Não sabia disso. Enquanto estive em Portugal durante três meses, falei desta situação aos dirigentes do clube, mas ainda não tenho nenhum documento legalizado para representar o Benfica! Já perdi alguns jogos importantes no campeonato e na Liga Europeia», declarou ainda o jogador na referida publicação, que conclui com agradecimento do clube sérvio que o acolheu.
«Estou na Sérvia porque sou profissional, tenho de continuar a manter a forma física, manter a minha qualidade de andebol. Gostava de agradecer toda a gentileza deste emblema [Vojvodina Novi Sad], que permitiu que fizesse parte dos treinos durante estes 10 dias».