Tomás Araújo deverá falhar a participação na prova para fazer tratamento conservador à lesão e poder estar a postos para a nova temporada

Benfica sem tempo para respirar

Jogadores voltam dia 4; Rui Costa, Lage e estrutura trabalham no plano para 2025/26

O plantel do Benfica entrou de férias depois da final da Taça de Portugal e regressará aos treinos a 4 de junho, próxima quarta-feira, mas a estrutura que pensa e decide o futebol profissional continua a trabalhar intensamente, focada na preparação da nova época.

A consciência do insucesso em 2024/25, com a perda de campeonato e Taça de Portugal, apesar da conquista da Taça da Liga, determina uma aposta firme e ambiciosa para 2025/26.

Já foi confirmado por Rui Costa, o presidente dos encarnados, que Bruno Lage continuará a ser o treinador da equipa e nesta altura está a ser delineado o novo plantel, no qual se perspetivam várias entradas — pelo menos um lateral-direito, defesa-central e um avançado com capacidade para ocupar vários espaços, como A BOLA já detalhou — e também saídas — entre outros casos possíveis, o extremo Di María vai sair, não será acionada a cláusula de compra por Amdouni junto do Burnley, Carreras está a ser muito cobiçado e também Florentino receberá propostas. Ao mesmo tempo, estão a ser discutidas outras questões, logísticas e de planeamento, para responder à elevada exigência dos próximos meses, ainda antes do arranque do campeonato.

Bruno Lage já chamou a atenção para os desafios que se aproximam e também outras pessoas no clube, como Nuno Catarino, CFO da Benfica SAD, têm sublinhado o arranque de forma atípico que se coloca. Quase não haverá tempo para respirar antes de a bola começar novamente a rolar de forma oficial.

O plantel volta aos treinos dia 4 para preparar a participação no Mundial de Clubes, que se realizará nos EUA, entre 14 de junho e 13 de julho. Uma preparação que será feita com algumas condicionantes, entre elas as ausências de muitos jogadores que no início de junho ainda estarão a representar as respetivas seleções nacionais.

Rui Costa em reflexão
Sabe A BOLA, Rui Costa ainda não tomou a decisão sobre se será novamente candidato a presidente do Benfica, nas eleições de outubro. O atual líder dos encarnados continua em reflexão, posição que manteve durante a última época e reforçou nas declarações que fez em Braga, depois do último jogo do campeonato, com os minhotos. João Diogo Manteigas há muito que anunciou que será candidato, João Noronha Lopes apresentará candidatura no dia 5, quinta-feira, e A BOLA já antecipou que Martim Mayer e Mauro Xavier também serão soluções para as eleições. Rui Costa opta por manter em sigílo uma decisão, que eventualmente já tenha ou esteja a formar na cabeça dele, dando prioridade à preparação da nova temporada. O presidente das águias trabalha com treinador e estrutura do futebol profissional para 2025/26.

Na primeira fase do Mundial, as águias defrontam o Boca Juniors no dia 16 de junho, o Auckland City a 20 e o Bayern a 24. A participação na prova será possível, então, até 13 de julho, dia da final. Os jogadores terão a seguir novo período de férias, mas seguramente não muito longo, porque será preciso preparar o jogo da Supertaça Cândido Oliveira (novo duelo com o Sporting na agenda), marcada para o primeiro fim de semana de agosto (2/3, embora tenha sido salvaguardado o plano de ser antecipada), e logo depois os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions, a 5 e 6 de agosto (1.ª mão) e 12 de agosto (2.ª mão). O play-off disputa-se a 19 e 20 de agosto (1.ª mão) e 26 e 27. Ou seja, para chegar à Champions as águias terão de jogar à terça ou quarta-feira durante quatro semanas seguidas, logo no arranque da época — o pontapé-de-saída no campeonato acontecerá uma semana depois da Supertaça, portanto, no fim de semana de 9/10 de agosto. Um agosto preenchido. E antecedido por várias outras emoções fortes.

SUGESTÃO DE VÍDEO: