Equipa feminina de voleibol do Benfica em ação na Liga dos Campeões 2025/26 - Foto: CEV

Benfica regressa à Champions com derrota na Turquia

Equipa feminina do clube encarnado perdeu com o Fenerbahçe, por 3-0, na primeira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, competição a que regressou após 50 anos

O Benfica regressou à Liga dos Campeões de voleibol feminino meio século depois com uma derrota frente ao Fenerbahçe, esta terça-feira, em Istambul.

A equipa encarnada perdeu por 3-0 na primeira jornada do Grupo B da principal competição europeia de clubes, cedendo ao adversário turco pelos parciais de 25-18, 25-19 e 25-12.

As águias não encontraram argumentos para contrariar a superioridade exibida pela formação do Fenerbahçe, que liderou o marcador desde o início do encontro. De qualquer modo, no primeiro set, as turcas só se destacaram com um parcial de 6-0 quando se registava um empate a 11 pontos (17-11). A partir de então, as anfitriãs, continuaram a pressionar e não voltaram a perder o controlo da partida, fechando-a em 25-18.

No segundo set foi quase idêntico ao inaugural, com a resistência do Benfica a perdurar ligeiramente mais, até ao 13-12, quando o Fenerbahçe se destacou - embora não mais de quatro pontos, conferindo ao duelo uma falsa perceção de equilíbrio e de que as encarnadas poderiam discutir a vitória. Essa noção errónea confirmou-se quando as turcas alargaram a vantagem para cinco pontos, aos 23-18, o que as deixava a uma distância dificilmente superável para as portuguesas, a dois pontos do segundo triunfo.

Irrecuperável também foi a capacidade anímica das benfiquistas após a segunda derrota parcial no jogo, deixando-as mais atrás na disputa do terceiro set, fazendo com que a desvantagem para a equipa turca se tivesse acentuado mais cedo (9-4). Ainda assim, num derradeiro esforço, as águias reagiram e aproximaram-se aos 10-8 e 11-9 – mas só. Até ao encerramento do encontro, as campeãs portuguesas fizeram apenas três pontos (25-12).

Na próxima jornada, marcada para 13 de dezembro, o Benfica recebe na Luz o Lodz, da Polónia.