Benfica foi batido pelos alemães do Vechta nos quartos de final da fase de qualificação da Champions - Foto: FIBA
Benfica foi batido pelos alemães do Vechta nos quartos de final da fase de qualificação da Champions - Foto: FIBA
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Benfica perde contra alemães e despede-se da Liga dos Campeões

Encarnados foram derrotados nos quartos de final da qualificação pelo Rasta Vechta, por 88-98, e falha acesso à fase de grupos da Champions. Seguem agora para a Taça Europa

O Benfica não competirá na fase de grupos da Liga dos Campeões esta temporada após ser eliminado nos quartos de final da qualificação pelos alemães do Rasta Vechta, derrotado por 88-98, esta quinta-feira, em Samokov, na Bulgária, e descem à Taça Europa.

Num jogo equilibrado, os encarnados chegaram a dispor de nove pontos de vantagem no início do quarto período, mas, num ápice, baixaram de rendimento e não puderam resistir à reação do adversário, que decidiu a eliminatória a pouco mais de dois minutos do final.

O começo da partida marcou a toada de equilíbrio que marcou a contenda, permanecendo durante os primeiros cinco minutos, durante os quais as equipas raramente estiveram separadas por mais de dois pontos. Paridade interrompida, de forma abrupta, por um parcial de 7-0 dos alemães, a colocar o marcador em 14-22, sangria que o primeiro triplo de Geno Crandall deteve, a pouco mais de quatro minutos para o final do quarto, que se atingiu com o Vechta em clara vantagem (21-28).

O segundo período arrancou com o Benfica a subir de rendimento, a disparar para um parcial de 5-0 (26-28), que um triplo, agora dos germânicos, por Tommy Kuhse, pôs fim. No entanto, os encarnados tinham entrado definitivamente no jogo e mantiveram-se sempre muito próximos no marcador, à distância de dois pontos durante grande parte deste quarto da partida. A dois minutos do final, as águias chegaram ao empate (44) e mesmo à vantagem (46-44) com dois lances livres de Luís Silva. Então, Kihei Clark converteu de três para o Vechta e o treinador benfiquista não esperou para parar o jogo. Decisão bem-sucedida, uma vez que a equipa portuguesa voltou a liderar, com Brandon Slater a fazer quatro pontos consecutivos e levando a formação lisboeta em vantagem para o intervalo (51-49).

O terceiro período prolongou o equilíbrio de forças, com as equipas a alternarem no comando do marcador sem se distanciar decisivamente. Antes dos cinco minutos, Daniel Relvão empurrou as águias para os 63-59, mas os alemães não permitiram que o fosso se acentuasse e foram de cinco pontos até ao final desses terceiros dez minutos do encontro.

O início do derradeiro quarto manteve o Benfica à frente e pareceu, enfim, que poderia escapar no placard, quando ao fim de dois minutos avançou para 81-72, após lançamento certeiro de Luther Muhammad. Contudo, os encarnados não aguentaram o ascendente e socumbiram à reação do Vechta, que concretizou a reviravolta a 4.30 minutos do fim do jogo (83-85) e não mais parou até garantir um avanço determinante de onze pontos (83-94) a 1.30 da derradeira buzinadela, fechando a questão do apuramento em 88-98.  

A iniciar sessão com Google...