Espalhados pelo mundo, 49 sócios do Benfica carregam consigo um atributo de uma força incontornável: o nome 'Eusébio'. Numa homenagem, a assinalar a data em que o Pantera Negra completaria 83 anos, a sua neta, Maria da Silva Ferreira, partilhou essa mesma história. Eusébio morreu a 5 de janeiro de 2014. Vídeo Benfica/X

Benfica: nova pintura de Eusébio dá brilho a Maputo

Muro do Campinho da Mafalala dedicado ao histórico jogador

Eusébio da Silva Ferreira, nome incontornável da história do Benfica e do futebol português e mundial, recebeu nova homenagem, em forma de arte, na terra natal, Maputo. Cortesia do artista Glaçon.

Depois de Ronaldo, Patrícia Mamona, Patrícia Sampaio, Iúri Leitão ou Rui Oliveira, entre outros, o português residente em França decidiu prestar tributo a Eusébio, com uma pintura no Muro do Campinho da Mafalala, na capital de Moçambique.

Momento em que a pintura de Eusébio é finalizada (Foto: Glaçon/Instagram)

«Neste pequeno campo de futebol sem relvado e sem redes, mas com muita vida, encontra-se a minha nova pintura. Representa o menino do bairro. Aquele que cresceu na Mafalala e partiu muito cedo para Lisboa. Foi na capital portuguesa que o Pantera Negra se afirmou, permanecendo 15 anos de águia ao peito e o número 10 nas costas. Foi ao visitar o Museu Mafalala que soube que ele era daqui, deste bairro de Maputo. Imediatamente propus ao museu oferecer-lhes uma pintura e dessa ideia nasceu o projeto de o pintar em grande!», partilhou o artista na sua conta na rede social Instagram.

«Eu que trabalhei no Estádio da Luz por amor ao Benfica, como poderia deixar passar a oportunidade de pintar o maior benfiquista de todos os tempos no muro do seu primeiro estádio? Aqui, no «Campinho da Mafalala», em frente à grande rua que leva o seu nome, tenho a honra de vos apresentar EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA», acrescentou na mesma publicação, partilhando fotos da criação.