Rafa Silva  - Foto: IMAGO
Rafa Silva - Foto: IMAGO

Benfica não deixou cair regresso de Rafa Silva

Futuro do atacante português continua a ser discutido pelos clubes

Rafa Silva, jogador do Besiktas, continua firme nos planos do Benfica para janeiro e A BOLA sabe que o futuro do atacante está a ser discutido pelos clubes.

As águias, recorde-se, cedo demonstraram interesse no avançado português de 32 anos, com a premissa de conseguir a libertação do Besiktas, de modo a não trazer custos ao nível de uma transferência, mas Rafa Silva não conseguiu a rescisão com o emblema turco e o contexto poderá estar a mudar.

O Besiktas sabe que Rafa quer sair e sabe também que o Benfica quer Rafa, pelo que há abertura para conversar. Inclusivamente, turcos e Benfica têm estado em contacto por outro motivo, a desvinculação do lateral-esquerdo David Jurásek, que estava emprestado ao emblema de Istambul até 30 de junho. E há um cuidado mútuo para que as relações se mantenham intactas, de maneira a que a resolução do caso do checo, também de si delicada, não afete o processo de Rafa, que exige tratamento com pinças.

O Besiktas não deseja manter David Jurásek, que está só à espera de luz verde do Benfica para reforçar o Slavia Praga (fez inclusivamente testes médicos, ontem, na capital checa), e pretende interromper o contrato. Para isso, precisa da compreensão e boa vontade do Benfica, que parecem existir — águias já responderam afirmativamente a proposta do Slavia Praga, de €4 M por metade do passe. E enquanto esse processo decorre, em paralelo prossegue o dossier Rafa.

O Benfica, no limite, poderá ter de pagar alguma coisa para ir ao encontro dos desejos do Besiktas e recuperar o avançado e isso, naturalmente, justifica debate.

Os turcos sabem que a relação entre Rafa e o treinador Sergen Yalcin está condenada, mas querem ao mesmo tempo resolver o tema com danos calculados, recebendo pela saída. E sabem perfeitamente que se Rafa sair livremente logo irá para o Benfica.

O jogador está em Antalya com a equipa, mas trabalhando de forma muito condicionada. O Besiktas está a sensivelmente 700 quilómetros de Istambul, em estágio, o português foi obrigado a estar presente, mas nem sempre tem trabalhado com a equipa, sendo notícia por ficar à parte. E da Turquia chegam informações dando conta de que o futuro de Rafa pode ser resolvido assim que o Besiktas regressar a Istambul, muito brevemente.