Obrador - SL Benfica
Obrador - SL Benfica

Benfica: José Neto pode abrir a porta de saída a Obrador

Espanhol sem utilização e agora a lidar com concorrência suplementar; cedência pode permitir minutos de jogo e evolução

José Neto, lateral-esquerdo de 17 anos da formação do Benfica, campeão do Mundo de sub-17 por Portugal no Qatar, estreou-se esta quarta-feira na equipa principal dos encarnados, confirmando a confiança de José Mourinho, treinador das águias, no seu trabalho.

O que é indiscutivelmente grande notícia para a pérola da formação encarnada representa um problema mais para outro lateral-esquerdo do Benfica. Um espanhol chamado Rafael Obrador, contratado no verão, por 5 milhões de euros, ao Real Madrid.

Obrador, também ele um jovem, mas já com 21 anos, chegou à Luz na sequência da venda de Álvaro Carreras ao Real Madrid e era apontado como a alternativa a Samuel Dahl. Com Bruno Lage foi uma vez titular (67 minutos com o Tondela), mas com José Mourinho ainda não foi utilizado — desde 23 de agosto que não entra em campo pela equipa principal; jogou 90 minutos pela equipa B a 30 de novembro, em Leiria.

José Neto, lateral-esquerdo do Benfica e internacional português - Foto Imago
José Neto, lateral-esquerdo do Benfica e internacional português - Foto Imago

Tendo em conta o cenário e a necessidade de jogar e ganhar minutos para poder evoluir, até porque a presença na seleção de sub-21 de Espanha é positiva, mas esporádica, Rafael Obrador poderá ganhar com um empréstimo a um clube que lhe possa dar minutos. Jogador e Benfica saberão, naturalmente, que pode haver algo a ganhar com a situação.

José Mourinho, treinador das águias, já deixou elogios ao espanhol, mas também encontrou problemas no jogo de Obrador, como explicou em palavras aos jornalistas em novembro: «O Rafa é lateral a 4. Tem de crescer do ponto de vista defensivo, tem algumas lacunas.»

Antes, em outubro, também se pronunciara sobre o lateral-esquerdo espanhol do Benfica: «Tem de aturar-me, tem de crescer sob o ponto de vista mental. Vai chegar. Não penso que seja um produto acabado, de todo. É um bom miúdo, inteligente. Acho que vai melhorar e chegar a um nível bom para nós. Tem um caminho a percorrer, mas nós estamos cá para percorrer esse caminho com ele.»

Obrador, refira-se, é produto da formação do Real Madrid e internacional sub-21 de Espanha. Na temporada passada, esteve emprestado ao Corunha, na segunda divisão de Espanha, com sucesso. No seu país, o jogador continua, pois, a gozar de bom prestígio e, naturalmente, terá mercado para jogar seis meses, se for esse o entendimento das águias.