Auto-crítica de Van Dijk: «Fui medíocre na época passada»
Contratado ao Southampton em janeiro de 2018 por quase 85 milhões de euros, Virgil van Dijk assumiu-se como pedra fundamental para Jurgen Klopp, dando contributo decisivo para que o Liverpool vencesse a Premier League, acabando com jejum de 30 anos, e também a Liga dos Campeões.
Em outubro de 2020, num dérbi com o Everton, uma grave lesão no joelho direito – rotura do ligamento cruzado anterior – deixou-o fora dos relvados durante largos meses e, em entrevista ao jornal Algemeen Dagblad, admitiu ter perdido a grande forma. Mas quer voltar a esse patamar.
«Essa lesão foi muito grave e tive de reaprender a relacionar-me com o meu corpo. Sentia medo, mas isso agora já não acontece e, na verdade, nem tive de mudar muito no meu estilo de jogo. Nesta altura sinto que posso voltar à minha melhor forma, porque a época passada que fiz foi medíocre, até má, mesmo, em algumas fases. Levo a crítica a sério, sei muito bem quando jogo bem e quando não jogo bem. No Liverpool a equipa não se e encontrou e a Liga das Nações nos Países Baixos também não foi boa. Trabalhei muito e sinto-me muito melhor esta época», assegurou o neerlandês.